terça-feira, 6 de maio de 2008

O friozão chegou, da pra pedalar?

E o frio chegou! E pelo menos por aqui chegou com tudo! Esta semana tivemos a previsão da menor temperatura do ano, apenas 1 grau! Claro que isso na madrugada, durante o dia a temperatura é mais amena, mas mesmo assim o vento frio passa a sensação térmica de temperaturas bem mais baixas. Se pra sair de casa e ir trabalhar já é difícil, imagine então ir pedalando hehe! Pois é, e é isso que esse humilde biker que vos fala faz todos os dias, e tenho que confessar, os primeiros minutos de pedalada são de doer, o vento frio no rosto parece que chega a cortar, os dedos (com as luvas abertas ainda) parecem que vão congelar, mas depois de uns 10 minutos pedalando, a circulação faz o seu trabalho e o corpo fica devidamente aquecido!

Image Hosted by ImageShack.us
Olha a situação hehe..
.

Mas, podemos amenizar a sensação de frio usando roupas apropriadas para praticar esportes ao ar livre nas estações mais frias, veja as dicas a seguir!

Dicas de roupas para encarar um pedal no frio!

1) Por baixo, use uma camisa de ciclismo ou camiseta dry fit, que é para não reter suor e não deixa-lo em contato com o corpo.

2) Por cima, use uma camiseta (ou blusa dependendo do frio) comum de algodão. O algodão tem a capacidade de manter o calor gerado pelo corpo, o que também acontece com as blusas de lã. Não tem problema se ela ficar molhada, porque a camisa de ciclismo impedira que ela fique em contato com o corpo.

3) Por cima dessa de algodão, use uma jaqueta do tipo "corta-vento", que evita que o calor no interior dela se dissipe, e que o vento frio entre, inclusive essas jaquetas possuem alguns pequenos orifícios posicionados estratégicamente para deixar o suor secar, mas se tiver dificuldades de encontrar um modelo específico para ciclistas, você pode usar uma jaqueta de nylon com forro, que já vai ajudar bastante!

4) Para as pernas, a calça de ciclismo esquenta bem, mas caso o frio seja intenso, você pode colocar uma outra por cima que ajude a segurar o vento, eu particularmente uso uma de RipStop quando vou trabalhar de manhã, depois que o dia da uma esquentada, eu tiro a de cima ou a de baixo dependendo da ocasião claro hehe. Muita gente recomenda usar também uma sunga por baixo da calça de ciclismo, pois a cueca pode causar assaduras devido ao atrito, (o material da sunga causa menos atrito).

5) Nos pés você pode usar uma meia mais fina (tipo aquelas sociais) e uma de lã por cima, ou então meias do tipo Clima Cool da Adidas que permitem que a pele respire, e uma outra de algodão convencional por cima. Alguns bikers colocam jornal dentro do tenis ou sapatilha, pode parecer coisa de pobre hehe, mas funciona, o jornal "chupa" a humidade das meias mantendo os pés secos, e ainda serve de isolante térmico!

6) Nas mãos use luvas de dedos longos (as minhas já estão encomendadas hehe), só assim pra manter a mão quentinha, e ter a agilidade necessária nos dedos para frear em situações de emergência, e também pra manter a circulação em dia!

7) Na cabeça, por baixo do capacete, uma toca resolve bem, existem modelos de malha mais finos que as de lã que vão ficar mais confortáveis e vão aquecer bem.

Image Hosted by ImageShack.us
Com a roupa apropriada você não vai nem lembrar do frio... Mas claro, existem exeções!

Manguitos e Pernitos!

Pra quem sai cedo, quando ainda está frio pra pedalar mas durante o dia vai esquentando, e não quer ficar carregando um pacote de roupas junto, ainda existem os manguitos e pernitos, que nada mais são que pernas e mangas avulsas feitas dos mesmo materiais das camisas e bermudas de ciclista, você os coloca na hora que estiver frio, conforme o dia for esquentando basta você tira-los e guarda-los no bolso ou bolsa de selin!

Image Hosted by ImageShack.us
Pernitos...

Image Hosted by ImageShack.us
E Manguitos...

Onde encontrar:

Em várias lojas on line de artigos esportivos você encontra roupas para a prática esportiva no inverno, é só dar uma busca pelo bom e velho Google!
E também não custa nada dar uma olhada nas Bike Shops mais próximas, um amigo meu comprou uma malha de tecido térmico e que não retêm suor na Loja Dechatlon de São Paulo e pagou cerca de 70 Reais, muito barato se comparado aos preços que vemos por aí, fica a dica!

http://www.decathlon.com.br/BR/

Na Bike Tech Mogi você também encontra vestuário!

http://www.biketechmogi.com.br/loja/default.php

Bom é isso, no mais é só ter um pouco de disposição e coragem pra encarar os primeiros minutos, depois o corpo faz o resto! Indo pedalando para o trabalho, além economizar combustível, ajudar a natureza, e me exercitar, eu ainda chego quentinho! Enquanto tá todo mundo encolhido de frio, eu já estou em uma temperatura mais confortável! E no fim de semana, deixe a preguiça de lado e vá curtir um pedal! Nessa época do ano as paisagens ficam mais bonitas, o céu fica mais azul, e escolhendo a hora certa do dia, você pedala sem suar e sem sentir frio!

Boas pedaladas para todos, grande abraço!

2 comentários:

Claudio disse...

Entrei no site da niketech e não aparece nada de roupas....

Beto Marcicano disse...

Fala Claudio, realmente me equivoquei, postei o link errado hehe, o correto seria este:

http://www.biketechmogi.com.br/loja/default.php

Ou ainda este, da Ciclo Giro:

http://www.ciclogiro.com.br/webstore/categoria.aspx?TipoVitrine=palavrachave&Titulo=Vestu%C3%A1rio&PalavraChave=%25&IDTipProd=892038

Vou colocar a correção na matéria, valeu o toque!