terça-feira, 22 de abril de 2008

Volta ciclística de São Paulo edição 2008!

E aí galera! Pra quem não sabe, já está rolando a volta ciclística de São Paulo! Uma prova que reúne técnica e muita resistência, esse ano a competição passará pelas principais rodovias do estado de São Paulo, passando por cidades como Sorocaba, São Carlos, Ribeirão Preto, entre outras. O evento proporcionará todas as possíveis situações que costumam ser encontradas nas grandes competições ciclísticas, com trechos planos e rápidos, trechos longos, contra o relógio, e prêmio de montanha!


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Vale a pena conferir de perto esta competição, veja na relação abaixo a data em que a Volta estará passando pela sua cidade ou próxima dela!

Programação Oficial:


Etapa Data Cidade Distância

1ª 20/04 São Paulo/Autódromo de Interlagos 107,3 km (25 voltas)
Neutro 20/04 São Paulo/Sorocaba 85 km

2ª 21/04 Sorocaba/São Carlos 231,1 km

3ª 22/04 São Carlos – Contra-Relógio Ind. 11,3 km

4ª 22/04 São Carlos/Ribeirão Preto 97,4 km
Neutro 24/04 Ribeirão Preto/Cajuru 59 km

5ª 23/04 Cajuru/Campinas 202,3 km

6ª 25/04 Campinas/Atibaia 193 km

7ª 25/04 Atibaia/São José dos Campos 114,5 km

8ª 26/04 S. J. Campos/Campos do Jordão 86 km
Neutro 26/04 Campos do Jordão/Campinas 245 km

9ª 27/04 Jundiaí/São Paulo 51,5 km

Total competição: 1.094.4 km
Total percorrido em caravana: 424,0 km
Total Percorrido: 1.518,4 km



Abraço pra galera que acompanha o Blog, e fica o aviso, vem muita novidade por aí, fiquem atentos!

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Pulando e escalando de bike!

Salve moçada! Vou postar umas coisinhas sobre uma modalidade praticada com uma bike que muita gente acha estranha, pois ela normalmente não tem selin e anda com a pressão dos pneus bem baixa, pneus esses que tem uma aderencia impressionante, e nem poderia ser diferente, pois com uma bike convencional dificilmente seria possível executar tais manobras! Estamos falando da Bike de Trial , ou Urban que é o nome dado quando a galera pratica na cidade mesmo, usando tudo que ve pela frente como pista ou obstáculo!

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Na modalidade, além de uma bike apropriada, o que vale é a sua coragem e habilidade nos saltos e manobras. Para começar, o melhor é freqüentar os locais onde a galera que curte o Urbam ou Trial se encontra, e trocar uma idéia com os mais experientes. Inclusive essas modalidades participam de algumas edições dos X-Games, as olimpíadas dos esportes radicais!


Vídeos de uma galera pirando no Urban!





Sites relacionados!

Nestes links você encontrará mais material a respeito, e poderá se aprofundar mais na modalidade!

Bike Trial Brasil:

http://www.biketrialbrasil.com/forum/index.php


Urban Riders:

http://www.urbanriders.com.br/

Pedal:

http://www.pedal.com.br/

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Boas manobras galera, e lembrem-se sempre de usar capacete! Abraço a todos e até a próxima!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Liberdade pelo alto!

E aí gente boa! Vou falar um pouco sobre um esporte que embora não tenha muito espaço na mídia, tem conquistado cada vez mais adeptos, estou falando do Balonismo!

Diz aí, você já deve ter tido vontade de entrar naquele cesto bacana e sair por aí em um belo Balão, vendo tudo do alto, com aquele pôr do sol lindo no horizonte não é? Já pensou em matar a vontade também? Então, vamos dar uma viajada por esse mundo, e vocês verão que isso pode ser mais fácil do que parece!

Hoje em dia, com as técnicas mais apuradas, e com a tecnologia embarcada nos balões, o vôo se tornou extremamente seguro, e você ira apenas curtir o passeio, sem susto algum, mas com muita emoção!


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Balonismo no Brasil!


A primeira tentativa de vôo com um balão a ar quente no Brasil envolveu o padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão, em 1709. Padre Bartolomeu realizou o primeiro vôo, mas sem nenhum passageiro. Na verdade a grande descoberta do padre foi o fato de provar que algo mais pesado que o ar poderia planar. Foram os dois irmãos franceses, [Etiene e Joseph Montgolfier] que, em 1783, realizaram o primeiro teste com um balão tripulado. O vôo foi um sucesso e visto por quase toda a população de Paris da época. O primeiro vôo de balão tripulado no Brasil só foi acontecer no ano de 1885, quando Edouard Heilt sobrevoou por alguns segundos o Saco dos Alferes, no Rio de Janeiro.

Fonte: Wikipédia


O Balonismo como esporte!

Balonismo é um esporte aéreo, praticado com um balão de ar quente. Possui adeptos em todo o mundo. No Brasil o esporte só não tem se tornado mais popular pelo alto custo de se adquirir e manter um balão, sem contar a necessidade de se contar com uma equipe de apoio em terra.

Acompanhe abaixo algumas modalidades do Balonismo esportivo:

  • Fly In: Os competidores tentarão voar para um alvo comum, determinado pelo juiz. Aquele que conseguir jogar sua marca o mais próximo do alvo, será o vencedor.
  • Fly On (ou Continuação de Vôo): Os competidores vão declarar seu próximo alvo em vôo, escrevendo suas coordenadas na marca da prova anterior, e tentarão voar para o seu alvo. Quem conseguir atingir a menor distância do seu alvo declarado, será o vencedor.
  • Caça à Raposa: Um balão decola antes dos competidores e faz um percurso aleatório de vôo. Após um determinado período de tempo (geralmente entre 10 e 30 minutos, dependendo das condições de vento), os outros balões decolam e procuram seguir o mesmo percurso, em busca do balão raposa. O competidor que conseguir pousar mais próximo do ponto onde o balão raposa aterrissou será o vencedor. Vale lembrar que esta não é uma prova competitiva e é utilizada apenas em festivais ou eventos não competitivos.
  • Key Grab (ou Prova da Chave): Um mastro é colocado na área de público do evento e os competidores podem escolher um ponto de decolagem livremente, a uma distância mínima determinada pela organização. Vence o balão que consegue se aproximar em vôo do mastro e agarrar a chave - ou o símbolo da festa - pendurado em sua ponta.
  • Alvo declarado pelo juiz: Os balonistas procuram jogar suas marcas (um saquinhos de areia com uma fita com o número de seu balão) bem em cima de um alvo colocado no solo. Quando há mais de um alvo declarado, e os competidores podme escolher o alvo que melhor lhe convier, a prova é chamada de Valsa de Hesitação.


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Nas competições é muito importante contar com uma boa equipe em terra...

Hoje existem campeonatos de balonismo no mundo todo. No Brasil foi fundada em 1987 a Associação Brasileira de Balonismo (ABB), a entidade máxima e mais importante do esporte no Brasil.

Atualmente qualquer pessoa pode se iniciar no esporte, o problema do custo alto dos equipamentos pode ser resolvido com a formação de equipes, diluindo assim os gastos entre os participantes! Desta maneira todos podem participar, e ainda de quebra temos um bom aumento no numero de adeptos do esporte!

Equipamentos do Balonismo!

O balão é dividido em algumas partes, cada uma com sua função, observe:

Envelope: O envelope é a parte do Balão que mais chama a atenção devido ao seu tamanho! É também quem da o formato ao equipamento. Normalmente são feitos de nylon, são preparados para aguentar temperaturas de até 400ºC, e realizar até 700 horas de vôos.

Maçarico: O maçarico é responsável pela propulsão do balão. É ele que queima o gás, transformando-o em chama, que por sua vez aquece o ar e mantem o envelope cheio. É a partir dele que o balão é controlado!

Cilindro: É no cilindro que fica o gás utilizado pelo maçarico. Aquantidade de gáz irá variar de acordo com o tempo de vôo e do tamanho do balão.

Cesto: Também é conhecido por gôndola, é nele em que os passageiros do balão irão ficar. É confeccionado e materiais leves e resistentes.

O gás: O gás utilizado nos maçaricos para os balões é o propano, um gás que é derivado do petróleo.

Ventoinha: É utilizada para encher o balão com ar frio.


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Dando um rolê pela cidade...


Por onde começar?

Bom, a melhor maneira de começar no balonismo, é vendo se você realmente vai ter interesse, ou se apenas quer fazer uns passeios esporádicos pra matar curiosidade ( o que é mais comum), e para isso basta procurar uma boa empresa que atue no setor. Deixo como dica a Air Brasil, que já tem uma boa bagagem, e com certeza vai saber orientar vocês corretamente!


Air Brasil Balonismo

É uma empresa especializada em balonismo que atua com destaque por todos os seguimentos do esporte.

Desenvolvendo projetos promocionais personalizados para as mais variadas companhias já consolidou muitas parcerias de sucesso.

Criada pelo piloto Feodor Nenov, também gerencia seus projetos de aventura, a sua participação em competições nacionais e internacionais e a formação de novos pilotos.

Possui a maior estrutura de vôos turísticos do Brasil, operando atualmente com o maior balão da América Latina - para 16 passageiros. Sua frota constitui em três balões, com capacidade de até 30 passageiros por vôo. Sua cidade sede é Piracicaba, mas também leva a sua estrutura para outras regiões de acordo com a necessidade do cliente atendendo todo o território nacional.

Convidamos você, através deste site, a embarcar nos vôos de aventura e a conhecer um pouco mais sobre este esporte que cativa milhares de pessoas por todo o mundo.

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Telefones:

São Paulo: + 55 (11) 2626.1323

Piracicaba: + 55 (19) 3434.6438

http://www.balonismobrasil.com.br/pt-br/


Boituva!

Outra opção é a cidade de Boituva/SP, já conhecida pelos saltos de para-quedas e para-pente, e agora também pelo balonismo, veja mais a respeito nos links abaixo:

http://www.balonista.com/index.htm

http://www.boituva.sp.gov.br/tur_balonismo.php


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Conheça mais sobre o mundo dos balões no site: http://www.escoladebalonismo.com.br

É isso, por hoje é só pessoal! bons vôos e até a próxima, grande a abraço!

















sexta-feira, 11 de abril de 2008

Curiosidades no mundo do Paintball!

Fala galera! Vou mostrar hoje umas coisinhas interessantes disponíveis pra quem curte jogar paintball estilo wood ou cenário. Tenho certeza que com estes "acessórios" seus jogos ficarão no mínimo mais divertidos, porque se não forem funcionais, ao menos são bem curiosos hehe!

Arco e "flecha" para paintball:

O funcionamento é o mesmo de um arco convencional, mas ao em vez de atirar flechas ele atira as bolinhas, trabalhando com uma espécie de pistão que comprime o ar, e movimenta o sistema que faz com que as bolinhas sejam expulsas em velocidade!

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Ele pode atirar as bolinhas desde 260 fps até 300 fps (o mesmo que um marcador convencional), que é a velocidade máxima permitida por motivos de segurança. O arco possui um carregador para 10 bolinhas, não é muito, mas ele vem com cartuchos de 10 bolinhas para você ir recarregando durante o jogo.

O preço médio de um "brinquedo" destes está em torno dos 250 Dólares, e só está disponível por importação independente.

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Não parece divertido?
Vídeo de uma galera jogando com o arco!




Granada de tinta:

A granada de tinta é bacana! Tem o mesmo funcionamento de uma granada convencional, com a diferença de que existem modelos em que após tirar o lacre de segurança não possuem um limite de tempo para o uso, sendo assim ela não vai estourar na sua mão, e sim quando sofrer um impacto, aí vai ser tinta pra todo lado, mas existem as que possuem uma especie de timer, com estas não se pode bobear, quem estiver por perto com certeza vai ser marcado!

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Granada de tinta da Tippman

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Granada de tinta caseira

Existem as granadas industrializadas, com melhor acabamento e funcionamento, e existem as caseiras, que são feitas com mangueiras de látex, bixigas, ou materias semelhantes, e tinta própria para paintball.

Os modelos e tamanhos são os mais diversos, mas o funcionamento é sempre parecido, as granadas são uma exelente opção para jogos de cenário e Wood, podem se decisivas em certos momentos do jogo! Uma granada simples custa entre 6 e 12 Reais, mas uma feita em casa pode sair bem mais barato!

Vídeo da granada em ação!



Faça a sua granada de tinta em casa!




Tanque de guerra para paintball!

Tem cara que leva a coisa a sério mesmo! Estão se tornando populares esses "tanquinhos", alguns com motores elétricos, outros com motores a gasolina, (as vezes se usa como base aqueles tratores cortadores de grama a gasolina), e alguns até a propulsão humana mesmo, não existe limite para a imaginação dos jogadores!

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Tanquinho maneiro!

Um tanque como o da foto acima pode custar 14.000,00 Dólares, está disponível em 6 cores diferentes, e leva aproximadamente três mêses entre o pedido e a entrega!

Vídeo do Mini Tanque em ação!




Bom.. Esses eu não vou nem comentar, olhem por sí mesmos hehe...


Bazuca (bazooka) de tinta!






Mina Terrestre!





Bomba de Fumaça!






Metralhadora giratória!







Bom, deu vontade de jogar? Ficou com "sangue no zoio" de dar uns tiros e encher todo mundo de tinta? Então é só reunir os amigos e procurar o campo mais próximo de você!

E se você estiver a fim de jogar com a galera do Paintball Ibiúna Team e da equipe Super Ação!, é só entrar em contato, marcamos jogos todos os meses, e a gelra é gente finíssima, jogamos empre na Fox Play em Sorocaba, fica a dica! Um grande abraço a todos!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Downhill animal!

É, tenho que admitir que mesmo com uma bike apropriada e equipamento de proteção, não sei se eu teria coragem de me jogar "pirambeira" abaixo como alguns malucos fazem hehe, selecionei dois vídeos que dizem muito a respeito deste meu receio.

No primeiro o que podemos reparar é a pista... Impiedosa! Tem trechos que parecem ser simplesmente impossíveis de se vencer em cima da bike (normalmente os bikers passam por eles rolando, voando, e se ralando hehe). Já no segundo, da pra curtir mais a descida, sem tantos tombos, sendo assim, bom proveito com a seção Downhill!


Earthed 5 downhill 100% descenso




Earthed 5 - Mont Sainte Anne WC:Quebec




Bom, acho que vai demorar algum tempo ainda pra vocês assistirem um vídeo meu fazendo um downhill deste nível, só por precaução vou continuar ao menos por enquanto fazendo meus passeios e trilhas mais "suaves" mesmo... Mas nada é impossível!


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Deu vontade de fazer igual? Além de uma boa bike, você vai precisar de uma boa dose de coragem e um pouco de insanidade temporária hehe...


É isso aí galera, por hoje é só, mas a semana não acabou e vem mais por aí, abraço a todos!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Bikes na contra mão? Olha o perigo!

E aí galera! Hoje vou falar de um assunto que parece banal, mas é muito sério. As bicicletas que andam pela contra mão. Pode parecer um ato inofensivo, mas as consequências podem ser trágicas.
Não é raro se ter notícias de ciclistas que morreram após colisões frontais com veículos, sendo assim não é bom dar chance para o azar né.

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Aqui não é o Japão nem a Inglaterra, ande sempre pela direita!


Vocês já devem ter reparado quando andam a pé, de carro ou de bicicleta que muitos ciclistas mal informados costumam trafegar na contra mão. Eles acreditam que esta é a forma mais segura, pois podem visualizar o que vem de encontro a eles... Puro engano!



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Em algumas cidades como Amparo e Ubatuba por exemplo, bicicletas que trafegam na contra mão ou na calçada estão sendo apreendidas.


Vamos ver a seguir alguns bons motivos para se trafegar pela mão correta!

- Bom, primeiramente você deve andar na mão correta porque é a lei. Ao contrário do que muita gente pensa, bicicleta não é brinquedo, e sim um veículo não motorizado (movido a propulsão humana) portanto se enquadra nas leis de trânsito como qualquer outro veículo. Claro que com alguns artigos próprios.

- Vamos supor que por ventura você venha todo confiante pela contra mão, pois afinal de contas você está "vendo o quem vem pela frente" e leve um esbarrão de um carro, moto, ou até outro ciclista e isso resulte em um acidente. Sabe quem vai responder pelos danos causados? Pois é bonitão, é você mesmo, porque segundo a lei, você está no sentido errado, colocando em risco a sua segurança e a de terceiros, já se você estivesse no sentido certo... "Há, mas um monte de gente faz isso..." Pois é, e todos eles estão errados, acho que já passou da hora de mudar os hábitos e passar a fazer a coisa certa não?

- O argumento de que "pedalando na contra mão eu vejo o que vem na minha direção" é completamente furado. Veja só, na cidade onde a velocidade dos veículos é menor você até poderia conseguir desviar de alguma "ameaça", mas o que ocorre é o seguinte, tanto motoristas como pedestres, na hora de sair de uma vaga, abrir uma porta ou atravessar uma rua, estão condicionados a olhar só para um lado da via, o lado de onde vem o tráfego, eles não esperam e nem imaginam que uma bicicleta possa vir em velocidade razoável no sentido contrário. Essa é a hora em que você vai colidir com eles e vai ter que ficar quieto, pois é você que está errado.

Nas estradas e rodovias a situação é ainda pior. Os veículos motorizados andam em velocidades muito altas, e acredite, nem o Flash conseguiria desviar de um carro vindo a 120 km/h de frente com ele, ainda mais porque a velocidade de aproximação é a soma da velocidade do carro com a velocidade da bike, sendo assim se o carro estiver a 60km/h e você a 30km/h por exemplo, a velocidade da aproximação será de 90km/h! Já se os dois estiverem no mesmo sentido a velocidade de aproximação será de apenas 30 km/h! Sendo assim o importante não é você ver o carro, e sim você ser visto pelo carro! Por isso que é recomendado que o ciclista use roupas de cores mais chamativas, capacete, refletores ou luzes de sinalização.

- Impactos frontais são muito mais letais para o ciclista que impactos por trás, inclusive existem estudos que indicam que o numero de impactos por trás são insignificantes se comparados aos impactos frontais.

- Se desejamos que a bike seja reconhecida como veículo, então devemos respeitar as leis de trânsito sim, para que elas sejam vistas como tal.

- Ao pedalar na contra mão o ciclista torna-se um elemento estranho aos reflexos dos motoristas que já estão condicionados a responder a objetos que trafegam na mesma direção, correndo o risco de sofrer e causar acidentes graves.

7 ° - Quem trafega na contra mão, coloca em risco a segurança dos Ciclistas que estão treinando ou simplesmente se deslocando no sentido correto.

- A bicicleta tem prioridade no trânsito sobre os veículos motorizados (embora na prática isso não ocorra, no Brasil vale a lei do mais forte...), mas o pedestre tem a preferência sobre todos os veículos, portanto andando na mão certa você preserva a saúde e bem estar físico dos pedestres mais desatentos, evitando passar literalmente por cima deles hehe.


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Faça a coisa certa, respeitando as leis todos só tem a ganhar...

"Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores."


É isso aí galera, vamos respeitar as leis, pedestres e os outros condutores, mesmo que não seja reciproco, é importante fazermos nossa parte, só assim seremos respeitados um dia, um grande abraço!

Apoio: www.pedal.com.br

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Aventuras com Renata Falzoni!

E aí galera! Hoje vou falar um pouco da Renata Falzoni, esta pessoa que é 100% Super Ação! E também de seu programa na ESPN Brasil!

A Renata é uma esportista e repórter no melhor estilo, (vamos meter as caras e ver no que dá hehe) talvez daí venha o sucesso de suas reportagens, as coisas acontecem de forma natural, e você acaba viajando com ela em suas aventuras! Vamos conhecer um pouco mais da história dela!

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" Renata Falzoni, após formar-se arquiteta pela FAUM - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, em 1977, começou a trabalhar como repórter fotográfica na imprensa brasileira,tendo passado pela Folha de São Paulo, Revistas Isto É , Placar, Playboy, Nova, Cláudia entre outras publicações, na década de 80. Ser vídeo-repórter de esportes de ação na montanha passou a ser maior objetivo desde 88, quando no TV MIX, na TV Gazeta, marcou do formato "abelha" na TV brasileira. Mas foi só com o surgimento das câmeras mini-digital e das TVs por assinatura que o mercado passou a ser receptivo a esta linguagem.

Entre os anos de 86 e 95, Renata liderou várias expedições de reconhecimento como O Projeto Cone Sul, uma viagem de 25 mil km pelo sul do continente, para produção de várias matérias na imprensa.

Desde 1995, Renata atua na ESPN/Brasil como consultora e vídeo-repórter de aventura, sendo os temas de esportes outdoor na terra sua especialização: trekking, espeleologia, escaladas, mountain bike e outros.

No ano de 97, trabalhou no programa Vem Comigo, de Goulart de Andrade, e, em maio de 1998, passou a ter seu próprio programa, então mensal, no Canal 21, intitulado As Melhores Aventuras do 21. Foi o primeiro programa no Brasil integralmente em formato de video-reportagem.

Atualmente, Renata apresenta o programa Aventuras com Renata Falzoni na ESPN/Brasil:

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De forma paralela ao jornalismo, Renata é ativista do transporte em bicicletas. Em 1989 fundou o Night Biker's Club do Brasil e, em janeiro de 98, liderou a comitiva de ciclistas da Campanha Bicicleta Brasil, Pedalar é um Direito, que pedalou de Paraty até Brasília para reivindicar ao Presidente Fernando Henrique Cardoso o cumprimento do Novo Código de Trânsito Brasileiro."

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O Programa!

Descobri o programa da Renata meio que por acaso, estava em uma noite de quinta feira meio sem ter o que fazer, e "zapeando" pelos canais da TV por assinatura me deparei com uma figura muito simpática de cabelos avermelhados pedalando sua bike por trilhas da Nova Zelandia, me identifiquei no mesmo momento com o programa hehe!

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O programa trata das mais diversas aventuras pelo mundo dos esportes de ação, indo desde os confins do Brasil, até regiões inóspitas de países distantes. Do moutain bike, ao balonismo , do Trekking ao Rappel, o programa é pura adrenalina com muita informação!


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Programa quinzenal: quarta-feira às 20h:00
com repeteco na quinta-feira às 15h:45 e às 22h:00
no sábado às 11h:30 e no domingo na "Faixa radical"

Veja aqui trechos dos programas que já foram ao ar!

Ciclovia de Santos



MTb in Kysna South Africa, Cape Epic



Encerramento Aventuras NZ Parte 03



Canal da Renata do You Tube pra você poder ver os outros vídeos:


http://br.youtube.com/user/renatafalzoni



E aqui a comunidade no Orkut:


http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4462980


Ta aí mais uma dica pra quando você estiver em casa e quiser ver algo de bom na TV! Grande abraço a todos!

*Procure no guia de TV o canal correto da ESPN Brasil para sua operadora de TV por assinatura.


quarta-feira, 2 de abril de 2008

Mochila de Hidratação, uma bela parceira!

Fala galera! Hoje o assunto é sobre as mochilas de hidratação! Creio que muita gente desconheça, outros já ouviram falar, mas com certeza são poucos ainda os que a utilizam, seja pra andar de bike, praticar trekking, ou até curtir uma caminhada mais longa.

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A verdade é que a mochila de hidratação é um acessório muito vantajoso para percursos maiores, tanto pela maior capacidade de levar água (as mochilas levam de 1 até 3 litros de água em sua maioria!) em relação as caramanholas convencionais, tanto em praticidade de uso, sem contar que diversos modelos ainda possuem compartimentos para alguma bagagem , ferramentas, documentos, porta capacete, etc...

Uma boa mochila de hidratação deve possuir revestimento térmico em seu interior, para evitar que as costas do usuário entrem em contato com a temperatura do líquido que vai em seu reservatório. Também não deve passar para a água qualquer tipo de gosto, embora seja comum nas primeiras vezes em que se é usada, sentir em um leve gosto do plástico ou borracha, materiais do reservatório.

A mochila de hidratação propriamente dita, é basicamente uma mochila convencional, feita com materiais impermeáveis ou semi-impermeáveis, normalmente com revestimento térmico em seu interior, onde vai acondimentada uma bolsa plástica resistente onde se armazena água, dessa bolsa sai um tubo com um bocal por onde você vai sugar a água. Explicando de uma forma grosseira é mais ou menos isso hehe.

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Um dos meus sonhos de consumos atuais... E provavelmente logo realizado hehe...

Existem diversas marcas e modelos de Mochilas, a mais famosa e pioneira na fabricação dessas mochilas é a americana Camel Bak, que já se encontra também no mercado nacional a muito tempo (http://www.camelbak.com.br), mas existem outras marcas de qualidade como a Deuter, (http://www.deuter.com.br), opções não faltam, é só escolher a sua!

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Camelbak, a pioneira!

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Embalagem de um modelo da Camelbak

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Modelo da Deuter com proteção para a coluna em caso de queda!

Enchendo sua Mochila de Hidratação:

A maioria das mochilas funciona da mesma maneira, sendo assim siga os seguintes passos:

1 - Abra totalmente a mochila e retire o reservatório de água de dentro dela.

2 - Abra a tampa ou bocal e encha o reservatório, adicione pedras de gelo se preferir para manter a água mais gelada, mas lembre-se de nesse caso não encher o reservatório até a boca, deixe uns "dois ou três dedos" livres.

3 - Feche a tampa corretamente, e cuidadosamente coloque o reservatório de volta na mochila, verifique se não a nada em seu interior que possa danifica-lo.

4 - Retire o ar preso no Tubo antes de beber.


Fixando corretamente a mochila em suas costas:

1
- Coloque os braços atravez das tiras do ombro, em seguida puxe-as para baixo para ajustar a fixação das correias.

2 - Ajuste a extenção do tubo, deslizando o adicional para dentro da mochila.

3 - Prenda as "presilhas" e então puxe da posição "frouxo" para "firme".

4
- Prenda as presilhas da correia inferior e puxe as tiras frouxas para firmar bem, dobre o excedente das tiras atravez de voltas e prenda na cintura.

5
- Ajuste os prendedores de tubo para fixa-lo onde desejar.


Como beber água usando o tubo da sua mochila de hidratação:

- Remova o selo de plástico no bocal do tubo antes do primeiro uso, aperte e role a válvula entre os dedos para abrir a fenda no centro, (Não use facas ou objetos cortantes). Ao morder a válvula no tubo, a água começa a fluir, ao se soltar o fluxo de água cessa.

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Facinho de se usar!

Limpando sua mochila de hidratação:

- Esfregue o reservatório e o tubo com sabão neutro e água quente. (existem kits com escovas próprias para limpeza das mochilas).

- Encha novamente o reservatório com água e desta vez adicione duas colheres de chá com bicarbonato de sódio, e duas com alvejante, deixe de molho durante a noite, deixe secar ao ar livre com o bocal aberto.

- Para lavagem externa, retire o reservatório da mochila e lave manualmente ou na maquina de lavar se preferir, use água fria e sabão neutro, deixe secar na sombra.

Modelos:

As mochilas possuem os mais diversos formatos, cores e capacidades, inclusive existem modelos exclusivos para o público feminino, (sim, inclusive minha namorada já está de olho em uma, ai ai ai, vem gasto aí...), caberá a você escolher a mochila que se adapta melhor a seu corpo e a sua necessidade, os custos vão desde os R$ 100,00 Reais até por volta dos R$500,00 Reais, no caso das maiores e mais sofisticadas!

Veja a seguir alguns modelos disponíveis:

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Modelo clássico da Camelbak...

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Bocal bem a mão para reabastecer!

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Chaos da Camelbak, reforçada, própria pra praticantes de DownHill...

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Mais um modelo da Deuter. Cabe tudo!


É isso galera, por hoje é só! Lembrem-se sempre de se manter hidratados, sejam nos passeios de bike, ou nas caminhadas, sem água vocês não vão muito longe, o ser humano em condições normais precisa ingerir cerca de 2 litros de água por dia, agora imaginem quando se pratica atividades esportivas! Hidratação antes, durante, e depois! Bons "rolês" a todos, grande abraço!