segunda-feira, 26 de maio de 2008

Relato do passeio até as Grutas de São Sebastião!

Fala galera, espero conseguir passar pelo menos 10% do que foi esse passeio! Segue o relato!

A saída!


Quinta feira, dia 22, dia do passeio. 8:00h da manhã, estava preparando os lanches que eu e a Lu iríamos levar no passeio, já estava atrasado pra variar hehe. Bom, com os lanches feitos, mochilas devidamente preparadas, capacetes, luvas e bikes OK, partimos.

Saímos da cidade por volta das 9:00h, meio tarde, pois a ideia era as 8:30h já estar na estrada, onde poucos quilómetros após deixarmos o centro da cidade encontraríamos a nossa parceira Meire, que também nos acompanharia (na verdade era pra ir bem mais gente, porém varios imprevistos impediram que os outros participassem). Não demorou muito e já a avistamos com sua bike! Trio completo, vamos pedalar!


Image Hosted by ImageShack.us
Luciana, minha companheira de aventuras hehe, ainda na cidade...

Não demorou e encontramos um bom rítimo de pedal, a manhã estava fria, faziam menos de 20 graus na hora que saímos, sendo assim nossas blusas nos acompanharam por algum tempo ainda, mas logo o sol fez seu trabalho e o dia ficou com temperaturas bem agradáveis!

Image Hosted by ImageShack.us
Meire e Lu no pedal (a Meire tá sem capacete ainda, mas já está providenciando), há, e o tiozinho da Barra Forte não estava junto não, só quis dar uma de "Robert" mesmo hehe...


Na estrada!

Fomos seguindo hora num rítimo mais forte, hora mais lento devido a grande quantidade de subidas no caminho de ida. Mas fomos vencendo os obstáculos com paciência, um pouco de força no pedal, e água, muita água hehe! Mas também aproveitamos bem as grandes descidas no trajeto, em algumas passando dos 60km/h!

Image Hosted by ImageShack.us
Casal Pedal rs...

Mas na maior parte do caminho fomos devagar, aproveitando a paisagem, filmando e fotografando, sentindo o ar frio e puro da manhã, o céu azul e o sol brilhando só aumentavam o prazer de pedalar em uma manhã tão agradável!

Image Hosted by ImageShack.us
Ainda no trecho de asfalto, que duraria ainda um certo tempo...

Fomos passando por diversos bairros da zona rural, onde as crianças faziam festa com a nossa passagem, e os adultos olhavam meio desconfiados, não acostumados com o "equipamento" de ciclista, a uma certa altura do caminho cruzei com um senhor mais idoso que comentou com sua companheira, "Eita, que troço mais estranho na cabeça desse pessoar" hehe...

Image Hosted by ImageShack.us
Visão comum na região...

Saindo do asfalto!

Finalmente, depois de cerca de 15km de asfalto, chegamos ao trecho de terra do caminho, que devido a proximidade da festa de São Sebastião (famosa festa religiosa da região) estava todo pedregulhado, mas com pedras muito grandes mesmo, o que dificultou em muito o pedalar, posso dizer que se compara a pedalar na areia, simplesmente o pedal não rendia! Mas mesmo assim não tinha como desanimar, a paisagem compensava muito! Ainda ajudamos alguns turistas que estavam de carro e bem perdidos a encontrar o caminho certo para as grutas. Boa ação do dia feita, seguimos nosso caminho...

Image Hosted by ImageShack.us
Aqui até estava suave hehe...

Image Hosted by ImageShack.us
Vista da estrada, Ibiúna Golf Club...


E fomos seguindo, umas subidas que pareciam não acabar mais hehe, mas fomos pedalando, parando, empurrando, pedalando parando, e pouco a pouco íamos avançando!

Uma das dificuldades extras que encontramos além dos pedregulhos, foi que especificamente neste dia havia um movimento anormal de carros nesta estrada, descobrimos depois que parte dos carros estavam indo a uma chácara próxima a entrada do sítio onde ficam as grutas, e outra parte estavam indo para as próprias grutas... Infelizmente os carros não se importam muito com os pedestres e ciclistas na estrada, e passavam em velocidade, levantando muita, mas muita poeira mesmo...

Image Hosted by ImageShack.us
Subidão!

Image Hosted by ImageShack.us
Muita poeira...

Passando a metade do caminho de terra já, paramos na mercearía de uma senhora com "cara de poucos amigos" (ponto de parada obrigatório já!) pra tomar uma bela Tubaína de garrafa de vidro e comer um bom doce de amendoim, seres em extinção na cidade hehe... Mas que a dona da mercearía tem um cara de que vai bater em quem entrar, há isso ela tem hehe...

Image Hosted by ImageShack.us
Paradinha para um pit stop...

Image Hosted by ImageShack.us
Recarregando as baterias...

Voltando pra estrada, mais um pouco de subida, a sensação é de estar próximo do topo do mundo hehe, mas o esforço vale muito a pena! A essa altura do campeonato já estamos por volta dos 1000 metros de altitude, e subindo! Não parece muita coisa, mas vai pedalando pra ver hehe...

Image Hosted by ImageShack.us
Pausa na sombra pra tomar um ar no meio de uma das inúmeras subidas...

Quase lá!

Após muito sobe e desce pela estrada de terra principal, acabamos chegando então na estradinha de terra secundária, que da acesso as grutas e a Capela de São Sebastião, onde os romeiros vem "buscar o santo" antes da popular festa de maio, ou simplesmente, Festa de São Sebastião. Nesta estrada ainda temos algumas subidas meio "brabas", mas a vasta vegetação, e os rios e riachos que nos acompanham pelo caminho todo acabam nos distraindo, e nem percebemos muito o esforço extra. Sem contar que algumas das descidas mais bacanas estão nesta parte do trajeto!

Image Hosted by ImageShack.us
Acesso para a estrada das grutas...

Image Hosted by ImageShack.us
Um pouco de descida pra animar...

Image Hosted by ImageShack.us
La vai Lu na sua super GTS Rosa hehe...

Chegando!

Após mais algumas pedaladas, um descida animal que eu não fotografei porque estava muito ocupado saltando as pedras hehe, chegamos na entrada do sítio onde fica a Capela, com um belo lago ao lado direito, e arvores realmente grandes do lado esquerdo, e quando eu digo grandes é porque são mesmo, pra se ter uma ideia, as raízes destas arvores chegam a cruzar a estrada! Muito bacana mesmo!

Image Hosted by ImageShack.us
O lago dos... Gansos! E cuidado, esses bixos adoram correr atrás de ciclista hehe...

Bom, chegamos na Capela por volta das 12:15h, lá tem uma boa estrutura, banheiros, churrasqueiras, um local coberto com mesas e bancos de concreto pra poder lanchar sossegado, em fim, na medida pra dar uma descansada depois do pedal!

Demos um tempo ali, só curtindo a vista, a tranquilidade, o ar puro do local, sem contar o vento que parece soprar de uma forma diferente lá, parece até ter "vontade própria", é um local que além de muito bonito tem um "que" de místico, foi considerado por muito tempo como solo sagrado, hoje infelizmente as pessoas não tem a mesma fé nem o mesmo respeito que tinham antigamente, mas mesmo assim é impossível ficar indiferente as sensações que o lugar proporciona...

Ainda tivemos um bônus, encontramos com uns amigos ciclistas de Caucaia do Alto por lá, que por coincidência ficaram sabendo que iríamos fazer o mesmo passeio através do meu humilde Blog hehe! Um grande abraço ao amigo Fábio e toda a galera!

Image Hosted by ImageShack.us
Eu no topo do "sertão Ibiunense" hehe...

Devidamente descansados e alimentados, pegamos a pequena trilha (nem tão pequena hehe) que da acesso as grutas, um caminho difícil, acidentado e muito liso, e até por isso deixamos as bikes próximas a capela e descemos a pé...

Image Hosted by ImageShack.us
Trecho do acesso as grutas, aqui até é suave, mas depois complica hehe...

Image Hosted by ImageShack.us
Entrada de uma das grutas

Image Hosted by ImageShack.us
Cemitério dos Bugres, próximo a Capela. É um cemitério muito antigo, centenário, era usado para a população local, quer devido ao acesso muito difícil a região na época, acabavam enterrado seus entes queridos ali mesmo...

"Não tirei mais fotos das grutas porque minha bateria estava acabando, mas pra quem quiser, eu tenho algumas de outras vezes que visitei o local, é só pedir que eu envio! "

Voltando!

Na volta não tivemos muitas surpresas, apenas um certo cansaço, porém como vocês devem se lembrar, no caminho de ida tivemos muitas subidas, que agora eram... Enormes descidas! Sendo assim, além de nos esforçarmos menos, também ganhamos tempo na volta, não que estivéssemos com muita pressa, mas é que nessa época do ano começa a escurecer meio cedo, embora minha bike esteja equipada com sinalizdor traseiro, e farol de leds, a ideia de pedalar a noite no meio do mato depois de um dia de subidas e trilhas não me parecia muito boa, mesmo porque eu esqueci de levar meu kit de ferramentas e reparo de pneus, então se desse pra chegar antes de anoitecer, melhor!

Image Hosted by ImageShack.us
Voltando já no final da tarde, o ar seco e a poeira atrapalhavam, mas não chegavam a incomodar...

Image Hosted by ImageShack.us
Curtindo o por do Sol na estrada de bike, uma das melhores sensações que eu já tive na vida!

Image Hosted by ImageShack.us
...

E ele se foi, o sol claro hehe, e pouco tempo depois eu já estava em casa, cansado, empoeirado, sujo, mas feliz como em poucos dias da minha vida! Embora o trajeto possa parecer curto para alguns ciclistas mais experientes, para nós os pouco mais de 60km foram um desafio, devido as condições da estrada, com muito cascalho, subidas intermináveis, e muita poeira. A sensação era de ter percorrido uns 120 km hehe. Mas a sensação de conquista, e de superação compensaram tudo, sem contar todos os momentos agradáveis, paisagens maravilhosas, o contato direto e a integração com a natureza, que seriam impossíveis de se ter dentro de um carro!

Image Hosted by ImageShack.us
Espetáculo da natureza... E de graça hehe...

É isso aí! Você curtiu o passeio? Quer participar? Já estamos planejando o próximo, é só entrar em contato com a gente, e se unir ao grupo, ficaremos felizes em ter mais companheiros de pedal! Grande abraço a todos!!

Prévias do vídeo com o passeio!





Em breve estarei disponibilizando o vídeo na integra e já editado, e com cerca de meia hora de filmagens com trechos de todo o passeio!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Passeio de bike para as Grutas de São Sebastião, dia 22/05!

Deixo o convite pra quem quiser participar com a gente. No feriado do dia 22/05 vamos fazer um passeio de bike, do centro da cidade de Ibiúna/SP até as Grutas no "sertão", são 30km pra ir e 30km pra voltar, vamos sair cedo, almoçar por lá, e voltamos a tarde. Passeio pra curtir, pedalando com calma, pra não cansar muito hehe!


Image Hosted by ImageShack.us

Vamos curtir um pedal no feriado, olha o visual do caminho!


Quem se interessar, pode entrar em contato pelo e-mail betotuningway@gmail.com , que eu passo mais detalhes, como horário, o que levar, e como chegar ao ponto de saída, abraço a todos!

terça-feira, 6 de maio de 2008

O friozão chegou, da pra pedalar?

E o frio chegou! E pelo menos por aqui chegou com tudo! Esta semana tivemos a previsão da menor temperatura do ano, apenas 1 grau! Claro que isso na madrugada, durante o dia a temperatura é mais amena, mas mesmo assim o vento frio passa a sensação térmica de temperaturas bem mais baixas. Se pra sair de casa e ir trabalhar já é difícil, imagine então ir pedalando hehe! Pois é, e é isso que esse humilde biker que vos fala faz todos os dias, e tenho que confessar, os primeiros minutos de pedalada são de doer, o vento frio no rosto parece que chega a cortar, os dedos (com as luvas abertas ainda) parecem que vão congelar, mas depois de uns 10 minutos pedalando, a circulação faz o seu trabalho e o corpo fica devidamente aquecido!

Image Hosted by ImageShack.us
Olha a situação hehe..
.

Mas, podemos amenizar a sensação de frio usando roupas apropriadas para praticar esportes ao ar livre nas estações mais frias, veja as dicas a seguir!

Dicas de roupas para encarar um pedal no frio!

1) Por baixo, use uma camisa de ciclismo ou camiseta dry fit, que é para não reter suor e não deixa-lo em contato com o corpo.

2) Por cima, use uma camiseta (ou blusa dependendo do frio) comum de algodão. O algodão tem a capacidade de manter o calor gerado pelo corpo, o que também acontece com as blusas de lã. Não tem problema se ela ficar molhada, porque a camisa de ciclismo impedira que ela fique em contato com o corpo.

3) Por cima dessa de algodão, use uma jaqueta do tipo "corta-vento", que evita que o calor no interior dela se dissipe, e que o vento frio entre, inclusive essas jaquetas possuem alguns pequenos orifícios posicionados estratégicamente para deixar o suor secar, mas se tiver dificuldades de encontrar um modelo específico para ciclistas, você pode usar uma jaqueta de nylon com forro, que já vai ajudar bastante!

4) Para as pernas, a calça de ciclismo esquenta bem, mas caso o frio seja intenso, você pode colocar uma outra por cima que ajude a segurar o vento, eu particularmente uso uma de RipStop quando vou trabalhar de manhã, depois que o dia da uma esquentada, eu tiro a de cima ou a de baixo dependendo da ocasião claro hehe. Muita gente recomenda usar também uma sunga por baixo da calça de ciclismo, pois a cueca pode causar assaduras devido ao atrito, (o material da sunga causa menos atrito).

5) Nos pés você pode usar uma meia mais fina (tipo aquelas sociais) e uma de lã por cima, ou então meias do tipo Clima Cool da Adidas que permitem que a pele respire, e uma outra de algodão convencional por cima. Alguns bikers colocam jornal dentro do tenis ou sapatilha, pode parecer coisa de pobre hehe, mas funciona, o jornal "chupa" a humidade das meias mantendo os pés secos, e ainda serve de isolante térmico!

6) Nas mãos use luvas de dedos longos (as minhas já estão encomendadas hehe), só assim pra manter a mão quentinha, e ter a agilidade necessária nos dedos para frear em situações de emergência, e também pra manter a circulação em dia!

7) Na cabeça, por baixo do capacete, uma toca resolve bem, existem modelos de malha mais finos que as de lã que vão ficar mais confortáveis e vão aquecer bem.

Image Hosted by ImageShack.us
Com a roupa apropriada você não vai nem lembrar do frio... Mas claro, existem exeções!

Manguitos e Pernitos!

Pra quem sai cedo, quando ainda está frio pra pedalar mas durante o dia vai esquentando, e não quer ficar carregando um pacote de roupas junto, ainda existem os manguitos e pernitos, que nada mais são que pernas e mangas avulsas feitas dos mesmo materiais das camisas e bermudas de ciclista, você os coloca na hora que estiver frio, conforme o dia for esquentando basta você tira-los e guarda-los no bolso ou bolsa de selin!

Image Hosted by ImageShack.us
Pernitos...

Image Hosted by ImageShack.us
E Manguitos...

Onde encontrar:

Em várias lojas on line de artigos esportivos você encontra roupas para a prática esportiva no inverno, é só dar uma busca pelo bom e velho Google!
E também não custa nada dar uma olhada nas Bike Shops mais próximas, um amigo meu comprou uma malha de tecido térmico e que não retêm suor na Loja Dechatlon de São Paulo e pagou cerca de 70 Reais, muito barato se comparado aos preços que vemos por aí, fica a dica!

http://www.decathlon.com.br/BR/

Na Bike Tech Mogi você também encontra vestuário!

http://www.biketechmogi.com.br/loja/default.php

Bom é isso, no mais é só ter um pouco de disposição e coragem pra encarar os primeiros minutos, depois o corpo faz o resto! Indo pedalando para o trabalho, além economizar combustível, ajudar a natureza, e me exercitar, eu ainda chego quentinho! Enquanto tá todo mundo encolhido de frio, eu já estou em uma temperatura mais confortável! E no fim de semana, deixe a preguiça de lado e vá curtir um pedal! Nessa época do ano as paisagens ficam mais bonitas, o céu fica mais azul, e escolhendo a hora certa do dia, você pedala sem suar e sem sentir frio!

Boas pedaladas para todos, grande abraço!