segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Foto do dia - 29/12/2009

Cachoeira da Fumaça - Ibiúna/SP

Image Hosted by ImageShack.us

Foto feita pelo pessoal do Guia Ibiúna...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Porsche + Bikes!

Bikes feitas pela Porsche! Algumas outras montadoras também possuem suas "magrelas" como a Mercedez Bez, BMW, Honda, Jeep, etc...

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Por enquanto vou pedalando minha SK mesmo hehe... Até!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Reformando a velha guerreira!

Fala galera, semana passada ganhei uma encrenca daquelas hehe, trata-se de um bicicleta Monark Barra circular da decada de 70.

Ela estava jogada no canto da oficina de uma amigo meu a uns anos, aí ele me ofereceu a encrenca, a qual eu aceitei prontamente hehe:

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us
Olha o tamanho do problema hehehe...

Já comecei o desmonte, e após retirar a maioria das peças, percebi que muito pouca coisa pode ser restaurada, sendo assim vou partir pra uma customização mesmo. A ideia é fazer uma bike com aparência meio "Rot Rod" hehe, a inspiração é essa:

Image Hosted by ImageShack.us
O quadro vai pro jateamento até o fim de semana, na semana que vem começo a encomendar algumas peças, acho que vou ter que importar algumas até (como o câmbio de 3 marchas integrado no cubo) , mas no final acredito que vai valer a pena.

Vou postando os progressos!

Há, aqui a história da barra cicrcular no Brasil:



"1960 - O fenômeno da Monark Barra Circular

O começo dos anos 60 se faz com mais de 30 marcas de bicicletas sendo produzidas no Brasil. A grande maioria fabricava modelos em vários tamanhos, geralmente 28, 26, 24, 22 e 20, em polegadas e referente ao tamanho da roda. Com o mercado de bicicletas em crise a necessidade de padronização para diminuir custos é a saída para evitar fechar as portas. A grande maioria das bicicletas adultas, já no final da década de 60, passa a ser produzida com rodas 26 ½.

É difícil encontrar referências para entender o que levou a criação do desenho do quadro da Monark Barra Circular. Antes dela havia no mercado uma série de quadros com reforços no triângulo principal do quadro, geralmente barras que ligavam o tubo de selim com a frente da bicicleta. Podia ser um segundo tubo superior, com os dois em paralelo, ou um "J" que nascia no tubo inferior pouco atrás da caixa de direção e terminava no tubo de selim. Havia até a referência das Schwinn com seus dois tubos de reforço em semi-círculo saindo da parte baixa da caixa de direção, passando pelo meio do tubo superior e terminando nas forquilhas traseiras. Mas tudo indica que nunca se havia feito um quadro com um reforço circular dentro do triângulo central.

O mais interessante é que a primeira Barra Circular a ser colocada no mercado tinha rodas 28, bem maiores que as 26 ½ que se tornariam padrão. O fato talvez explique o porque do tubo superior sair da caixa de direção para baixo para só depois ficar paralelo ao chão. É uma forma de diminuir a altura do quadro e acomodar uma população com altura média baixa, como a do norte e nordeste onde o modelo virou um fenômeno de vendas.
O desenho da traseira, com as duas forquilhas em peça única que começam quase no meio do tubo superior, abrem-se no tubo de selim para formar um pequeno triângulo, continuam na traseira em paralelo ao chão para criar um suporte para o bagageiro, descem para fazer uma suave curva nas gancheiras e terminam na caixa de movimento central. O bagageiro acaba tendo uma área de apoio superior maior que os convencionais.
Se o projeto não tem referências, não resta dúvidas que ele tem um fluidez que chega a ser agradável e um estilo algo futurista para a época. É completamente diferente do que se fabricava até então, quando o desenho do quadro normalmente tinha linhas retas, formas práticas, reconhecidamente resistentes, e que eram produzidas com o mínimo de desperdício de material.
A Monark Barra Circular foge da tradição e entra no mercado para fazer história. Mesmo uma marca com a força que a Monark tinha então só tem sucesso se seu produto cai no gosto público e a Barra Circular foi um sucesso total.

O interessante é que a qualidade das bicicletas produzidas no Brasil até então era boa. Havia uma cultura sobre as bicicletas bem estabelecida, pelo menos aqui no sul e sudeste do país. Quase não faz sentido sair das leves e eficientes bicicletas com quadro tradicional para cair num quadro cheio de tubos, detalhes e mais pesado. A alegação normal de seus usuários é que a Barra Circular é mais robusta, resistente que as outras.

A Caloi tenta conseguir morder um espaço deste novo mercado e a princípio lança a Barra Dupla, um modelo claramente inspirado na Schwinn. Alguns anos depois lança a linha Barra Forte que foi mudando o desenho do quadro, mas nunca chegou perto do impressionante número de venda da Barra Circular. No início dos anos 80 a Caloi lança uma linha nova, com um desenho de quadro em que as forquilhas tem uma continuidade que ultrapassa o tubo de selim e continua até quase a caixa de direção, formando assim um selim, ou banco, sobre o tubo superior. O desenho da bicicleta é muito suave e fluido, mas o desenho não faz sucesso esperado e seu custo de produção é alto, e já no ano seguinte ela começa a ser modificada. Irá surgir a última geração de Barra Forte com "banco" sobre o tubo superior. Logo será apresentada ao mercado a Caloi Barra C, quase uma cópia da Barra Circular.
O poder de mercado da Monark Barra Circular só irá diminuir no meio dos anos 90 quando o conceito mountain bike começa afetar até o mercado de bicicletas para trabalhadores."

Fonte
http://www.escoladebicicleta.com.br/histor...etaBrasilA.html

Em breve mais detalhes da reforma!!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Foto da semana - 08/12/2008

Foto de Jonh Shafer, etapa do Red Bull Rampage!

Image Hosted by ImageShack.us

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Vídeo: Eu indo trabalhar de bike!

Fala galera, resolvi fazer um vídeo mostrando o que eu faço praticamente todos os dias hehe:

"Trocando o carro pela bike para ir ao trabalho! Trajeto com cerca de 2km, que de carro se leva entre 10 e 15 minutos, contando o tempo para tirar o carro da garagem, e procurar um lugar para se estacionar, e de bike se leva as vezes menos de 5 minutos!"



Pedalando devagar, curtindo o vento, chego ao trabalho sem suar muito, sendo que lá, eu dou uma boa lavada no rosto, uma penteada no cabelo, e na falta de um chuveiro, os lenços humedecidos quebram um galho hehe, aí é só trocar de roupa e começar a trabalhar com o astral lá em cima!

Boas pedaladas galera!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Bicicleta de 500 raios!

Bike recordista do Rank Brasil, com o maior numero de raios por roda, acompanhe a matéria!


"Invenção atribuída por alguns historiadores ao artista Leonardo da Vinci, a bicicleta reúne adeptos não apenas dispostos a pedalar mas também a inovar com diferentes designs e acessórios adaptados que deixam o veículo mais bonito e funcional. É o caso do mecânico Josué da Silva, de Araraquara, interior de São Paulo. Ele superou o recorde de “Bicicleta com maior número de raios”, que era do paranaense Reginaldo Langner, criador de uma bicicleta com 432 raios em cada roda. Josué projetou uma roda com 500 raios que não altera o desempenho da bicicleta, tornando-se o novo recordista brasileiro na categoria. A aferição do recorde foi feita pelo auditor Luciano Cadari na loja Bicisport, em Araraquara, onde a bicicleta encontra-se em exposição.

Image Hosted by ImageShack.us

Para se ter noção do trabalho necessário para conquista deste recorde é importante ressaltar que as bicicletas convencionais disponíveis no mercado possuem de 48 a 72 raios. Os raios de uma bicicleta são importantes para o alinhamento das rodas que, quando raiadas, suportam trezentas vezes o seu próprio peso. Quando bem montada, a tensão contida em uma roda é de meia tonelada e, lateralmente, ela suporta uma força de até 50 kg.

Josué levou seis meses para o projeto e execução da roda com mais raios. Ele conta que já montava rodas com 216 raios para vender e percebeu que havia espaço para mais raios. Fez uma pesquisa para saber se existiam rodas com mais raios e descobriu o recorde do RankBrasil. “Senti a necessidade de criar algo que superasse essa marca. Calculei quantos raios a mais caberiam e iniciei a montagem da roda, decidido a bater o recorde”, relata Josué.

Se a bicicleta com aros de 432 raios já impressionava, o que dizer dos 500 raios. Será que ainda existe espaço para mais raios e uma nova superação do recorde?"

Fonte:

http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/?Bicicleta_com_Maior_N%C3%BAmero_de_Raios+1178&Grupo=3

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Foto da Semana - 01/12/2008

A foto de hoje foi enviada pelo amigo "Pistol", do fórum da Spportcarbr.net

Image Hosted by ImageShack.us

Bike: GT BMX aro 24

Local: Terreno qualquer, São Carlos - SP

Estilo: Dirt Jump

Camera: Motorola V3i

História do dia:

"Eu e meu amigo, com nada de bom pra fazer e muita vontade de pedalar, fomos até um terreno em São Carlos com um monte de terra sobrando e preparamos uma rampinha com recepção pra brincar um pouco. O pulo na foto não foi dos melhores, mas o por do sol ao fundo ficou show!"