quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Bicicleta de 500 raios!

Bike recordista do Rank Brasil, com o maior numero de raios por roda, acompanhe a matéria!


"Invenção atribuída por alguns historiadores ao artista Leonardo da Vinci, a bicicleta reúne adeptos não apenas dispostos a pedalar mas também a inovar com diferentes designs e acessórios adaptados que deixam o veículo mais bonito e funcional. É o caso do mecânico Josué da Silva, de Araraquara, interior de São Paulo. Ele superou o recorde de “Bicicleta com maior número de raios”, que era do paranaense Reginaldo Langner, criador de uma bicicleta com 432 raios em cada roda. Josué projetou uma roda com 500 raios que não altera o desempenho da bicicleta, tornando-se o novo recordista brasileiro na categoria. A aferição do recorde foi feita pelo auditor Luciano Cadari na loja Bicisport, em Araraquara, onde a bicicleta encontra-se em exposição.

Image Hosted by ImageShack.us

Para se ter noção do trabalho necessário para conquista deste recorde é importante ressaltar que as bicicletas convencionais disponíveis no mercado possuem de 48 a 72 raios. Os raios de uma bicicleta são importantes para o alinhamento das rodas que, quando raiadas, suportam trezentas vezes o seu próprio peso. Quando bem montada, a tensão contida em uma roda é de meia tonelada e, lateralmente, ela suporta uma força de até 50 kg.

Josué levou seis meses para o projeto e execução da roda com mais raios. Ele conta que já montava rodas com 216 raios para vender e percebeu que havia espaço para mais raios. Fez uma pesquisa para saber se existiam rodas com mais raios e descobriu o recorde do RankBrasil. “Senti a necessidade de criar algo que superasse essa marca. Calculei quantos raios a mais caberiam e iniciei a montagem da roda, decidido a bater o recorde”, relata Josué.

Se a bicicleta com aros de 432 raios já impressionava, o que dizer dos 500 raios. Será que ainda existe espaço para mais raios e uma nova superação do recorde?"

Fonte:

http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/?Bicicleta_com_Maior_N%C3%BAmero_de_Raios+1178&Grupo=3

6 comentários:

Bodybuilding disse...

onde posso conseguir essas rodas??

Beto Marcicano disse...

São feitas sob encomenda, uma boa bicicletaria pode montar um par para você!

Unknown disse...

quanto seria esses raios

Leiliane disse...

Bah to procurando uma bike desta
como posso esncontrar ou montar uma??

Beto Marcicano disse...

Basta pedir para montar uma com a quantidade desejada de raios, a grande maioria das bicicletarias e bike shops podem montar uma pra você!

vicentinho_karlao disse...

ficou da hora essa mas camo eu faço para ter um raio desses