quinta-feira, 7 de maio de 2009

História da Miyata Bicycles

Após ganhar o meu quadro Miyata Valley Runner, tratei de ir atrás de informações a respeito do mesmo, já que eu nunca tinha ouvido falar na marca antes, e não sabia nada a respeito da mesma. Recorri aos amigos do fórum www.pedal.com.br e logo obtive respostas do experiente amigo Jassa e de outros companheiros, seguem as informações a respeito:



Tudo começo assim:

"Post do companheiro Jassa"

O Sr. Eisuke Miyata, era fabricante de armas em 1892, como ele não sabia qual seria o destino de sua fábrica no cenário da época, ele teve uma idéia após ter sido solicitado por um estrangeiro, se ele poderia consertar a sua bike, a partir daí o Sr. Miyata foi um dos primeiros construtores de bikes do japão, onde se usava técnicas modernas de fabricação.

Ele dizia ser o primeiro produtor japonês dos quadros com a solda "Flash Butt" de tubos soldados em 1946, e o primeiro a utilizar a pintura eletrostática em 1950.
Em 1980 a Miyata foi responsável por todos os quadros da marca americana UNIVEGA, devido a alta qualidade dos seus quadros.

A Miyata ainda existe, ao mesmo tempo que deixou de ser distribuída nos USA, continua a ser popular na europa sob o nome "de KOGA MIYATA" devido a aquisição que uma empresa holandesa do grupo ACCELL.

A partir de 2008, há uma disponibilidade muito limitada da KOGA MIYATA na américa do norte, e deixou de ser puramente Japonesa prá ser Holandesa.

Podemos dizer, que o seu quadro é puramente MIYATA, pois ainda não havia sido comprada pelos holandeses, porque após isso, elas passaram a se chamar "KOGA MIYATA " .

(Solda Flash Butt = É caracterizado por corrente, deslocamento e pressão. Consiste em elevar-se a temperatura das pontas dos tubos a um valor tal que a soldagem se faça por pressão, após a quase fusão das pontas).


O quadro não tem soldas?


"Post do companheiro Henrique Pereira"

Só corrigindo o quadro possui soldas sim.
Mas são soldas diferentes das atuais, mais resistentes na minha opinião, o Igor Miyamura* é um mestre nessas soldas.

O quadro é cachimbado, pode ter alguns métodos de como solda-lo, mas o mais comum é derreter prata junto com o tubo e o cachimbo, a prata entra para dentro do tubo e quando seca une tubo + cachimbo de forma perfeita e ultra resistente, sem o problema de destemperar o mesmo.
Depois é só dar o acabamento lixando . Esse visual de "clean" ou sem soldas é copiado nos quadros de carbono com obviamente tecnica diferente mas o mesmo proprosito de esconder as soldas.

As mesmas são limadas minuciosamente afim de ficarem imperceptíveis e ao mesmo tempo muito forte e leve. Uma limada a mais = refazer a soldagem , uma limada a menos= acabamento feio.
É realmente uma técnica para grandes mestres.

Jamais venda um quadro assim, mande jatea-lo e repinteo, é algo inestimável para os amantes de uma bike de primeira.
Parabens!


* Igor Miyamura é construtor de quadros artesanais, um verdadeiro artista, vale a pena conferir seu trabalho, acessem seu blog: http://igormiyamura.blogspot.com/ e seu site: http://www.miyamuradesign.com/


E dessa forma, com a juda dos amigos, descobri que ganhei um quadro (e agora uma bike já montada hehe) muito especial, com uma história muito bacana, pra se usar e guardar com muito carinho. Grande abraço a todos os apreciadores de uma boa bike de Cromo!


PS. Quem quiser ver fotos, ou acompanhar o tópico original que postei no fórum do Pedal, basta entrar no link abaixo:

http://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=6295&SID=35z1z6c5cc6cz1cf689e6z5e576zbd32

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