sexta-feira, 26 de março de 2010

Ibiúna - Pontos de interesse para prática de Ecoturismo.



Com localização privilegiada a Estância Turística de Ibiúna está a 68 Km da Capital paulista. Com clima temperado, a Cidade oferece belas montanhas, represas, cachoeiras e uma vasta área verde com fauna e flora bem diversificada. É integrante do cinturão verde do Estado, abastecendo quase 40% do Ceasa, em Hortifrutigranjeiro.
Ibiúna é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem certos pré-requisitos. Tal status garante uma verba maior para a promoção do turismo regional; e o direito de usar o título de Estância Turística.
A cidade é procurada pelo eco turismo, além de outras atrações, como Cachoeira da Norma, Lage do Descalvado, Represa de Ituparanga, Prainha do Escritório, Cachoeira do Vargedo, Cachoeira da França e Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Murundu e o Parque Estadual do Jurupará (com grande potencial eco turístico).
Há um grande destaque de atividades voltadas para o espiritualismo; os fiéis em Ibiúna são protegidos espiritualmente pelo São Sebastião das Grutas. Além dos templos e retiros, como a Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna, Retiro Espiritual Água Santa e Templo Budista Jodoshu NIPPAKUJI de Ibiúna.
Outras áreas de turismo desenvolvido na região são o Turismo Esportivo (Travessia aquática pela federação universitária do Estado de São Paulo, Centro de Treinamento da Yakult, Ibiúna Golf Clube, Trilhas Off-Road), Pesca Amadora, Turismo Rural (Acampamento Toca da Raposa, Furuya Park Pousada e Pesqueiro).
Uma viagem à Ibiúna apresenta várias opções para o turismo. Há atividades e passeios para atrair pessoas com os mais variados gostos.

Atrativos:


Prainha do Piratuba

Localizada nas margens da represa Itupararanga, numa distância de 24 km do centro da cidade, indo pela Rod. Bunjiro Nakao, até o km 85 ( Entrada de acesso ao bairro do Piratuba). Muito Freqüentado por turistas, o local proporciona a prática de esportes aquáticos

Represa de Itupararanga
Formada pela junção dos rios Sorocamirim e Sorocabuçu, possui uma extensão aproximada de 40 km. Muito bom para a prática de esportes aquáticos. Possui muitos pontos de lazer as suas margens, como prainhas formadas, restaurantes de veraneios, e marinas.

Cachoeira da Norma
Linda Cachoeira localizada no Parque Jurupará, (Ribeirão Grande) bairro da Colina, a 45 Km do centro de Ibiúna, segue pela estrada da Vargem até o final do asfalto , seguindo por estrada de terra para o Bairro do Campestre até encontrar o posto da Guarda na entrada do Parque, é necessário se identificar e solicitar autorização para entrada, seguindo por mais 6 km até a cachoeira, nesse trecho é necessário veículo off-road (4x4).
Aproveite para conhecer a Laje do Descalvado.
Laje do Descalvado
A 1200 m de altitude, localizada no Parque Jurupará, bairro da Colina, a 45 Km do centro de Ibiúna, segue pela estrada da Vargem até o final do asfalto , seguindo por estrada de terra para o Bairro do Campestre até encontrar o posto da Guarda na entrada do Parque, é necessário se identificar e solicitar autorização para entrada, segue para o Bairro da Colina, mais ou menos 2km até encontrar uma entrada a esquerda, seguindo por pouco mais de 1km para chegar na laje, onde se tem uma visão de 360º de toda a região.

Prainha do Escritório
Distância de 8 km do centro da cidade, indo pela estrada do bairro da cachoeira. Local possui esse nome, “Escritório” por ter sido no passado, instalações da Comp. Elétrica Light. Hoje não se pode ter acesso por terra, por ter sido vendidas terra das margens.

Cachoeira do Vargedo

Distância de 40 km do centro da cidade, pela Estrada Vicinal do Murundu – Estr. Presidente Tancredo Neves, depois segue por estrada de terra para o Bairro do Vargedo. Possui várias quedas.

Cachoeira da França e Cachoeira da Fumaça

Esta a uma distância de 45 km do centro da cidade, seguindo pela estrada vicinal Pres.Tancredo Neves até o bairro do murundu, depois por estrada de terra, passando pelo bairro do Vargedo, existem outras trilhas que também levam ao local, entretanto, necessários veículos adequados (4x4 ou Moto-Cross...); de propriedade da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), ambas dentro do Parque Estadual do Jurupará, fazendo divisa com a cidade de Juquitiba.

Cachoeira do Murundu

Várias quedas de águas límpidas, pode-se seguir por uma trilha mata a dentro, um passeio que permite boa caminhada, de 30 a 40 minutos, além, de observar pássaros, pequenos animais e as belas e exóticas orquídeas, bromélias, samambaias e árvores nobres como o jatobá, sem falar do tão ameaçado Palmito Juçara.

A uma distância de 25 Km do centro, no final do asfalto, da Estrada Presidente Tancredo Neves, no Bairro do Murundu, segue por um trecho de terra, até a primeira entrada a esquerda num pequeno condomínio.

Parque Estadual do Jurupará, pulmão do mundo
O mundo inteiro reconhece a importância dos 26 mil hectares do Parque Estadual Jurupará, dos quais 95% estão situados no município de Ibiúna. Considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como reserva da biosfera, através da Unesco, é um dos maiores potenciais onde se podem aportar empreendimentos turísticos de vulto, sobretudo projeto de eco-turismo.


Quer marcar um passeio por Ibiúna mas não conhece a região? Entre em contato a gente, dentro do possível vamos te ajudar!

Um comentário:

Cacá disse...

Existe um telefone de contato para agendar um guia para passeio com turmas grandes? favor enviar email para falecomeczc@hotmail.com , obrigado