segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Super Waldson!

Fala galera, o Super Ação! fez um convite ao nosso amigo Waldson, para escrever um pouco sobre sua historia com o "pedal" e sobre a diferença que a prática esportiva pode fazer na vida das pessoas, melhorando tanto sua saúde física como a mental, e por que não até espiritual! Segue o relato deste grande ser humano!

"Olá, gente!

Meu nome é Waldson Gutierres. Tenho 58 anos – completei em julho -, casado, pais de duas filhas e avô do Gabriel, um futuro Biker, ora com 2 anos e meio.

Aprendi a pedalar aos 8 anos, em 1958, quando uma menina, a Diana, me emprestava a bicicleta e eu descia o viaduto da Alpargatas, no bairro da Moóca - SP. Naquela época ele ainda não estava inaugurado e a gente aproveitava para desce-lo de bike.

Pedalei bastante na minha adolescência, mas parei por volta dos 20 anos. Dos 24 aos 35 anos fiz musculação e pedrestrianismo, parando totalmente nessa idade, quando casei e estultamente passei a fumar. De lá para cá, fumei por 23 anos.

Voltei a pedalar há uns dois anos mais ou menos, quando parei definitivamente de fumar. Comecei a pedalar mais intensamente neste ano de 2008, quando então resolvi tornar a minha vida mais saudável, saindo totalmente do sedentarismo deletério, verdadeiro passaporte para as doenças do coração. Comecei com as caminhadas por recomendação médica. Logo as caminhadas ficaram sem graça, pois eu já caminhava por mais de uma hora, em ritmo forte, e não sentia nada. Pensei então em voltar a correr, mas lembrei da bicicleta e quão maravilhoso e saudável é pedalar.

No começo foi difícil, sentia dores nas pernas, ficava ofegante com pequenos percursos, qualquer subidinha me aterrorizava. Mas, com o tempo, fui treinando e pouco a pouco aumentando o percurso. Desistir? NUNCA!!!

A família achava que eu estava meio biruta, os vizinhos tiravam “sarro”. Contudo, hoje a família respeita plenamente as minhas pedaladas e os vizinhos me elogiam.

Adoro pegar a estrada e apreciar a natureza, tirar boas fotos, pedalar sem pressa, sem compromisso com a kilometragem percorrida ou a hora de chegar, portanto, adotei o cicloturismo como a minha modalidade preferida.

Atualmente me sinto ótimo, pressão normal, sem colesterol, levando uma vida plenamente saudável. Não ingiro bebida alcoólica. Já fiz pedaladas de mais de 100 Km de uma só vez e em um só dia, sem sentir o cansaço mortal que eu sentia quando ainda fumava e tentava fazer qualquer atividade física.

Sou feliz, acima de tudo porque no mundo das pedaladas encontrei muitos amigos sinceros, honestos, verdadeiros companheiros, que como eu, buscam praticar uma atividade saudável para o corpo e para o espírito.

Image Hosted by ImageShack.us
Waldson Gutierres, 58 anos - Cicloturista e colaborador do Super Ação!

Grande abraço a todos! E sigam o exemplo do nosso amigo Waldson, nunca é tarde pra começar ou voltar a praticar uma atividade física, não ao sedentarismo, sim a vida saudável!

2 comentários:

Unknown disse...

Legal pra caramba esse blog do Beto Marciano...
parabens para Wadson...recebi mto apoio para para de fumar do Wadson..e saiba que foi mto importante para mim...enfim parei de fumar..em prol do esporte..hj pedalo aos fds..pois de semana está sendo um pouco dificil..mas aos poucos estarei praticando na semana..
parabens a vcs dois.!!

um grande abraço

Felipão

Beto Marcicano disse...

Valeu meu querido!
Uma das principais razões da existência deste blog e de eu pedir ao amigo Waldson para escrever essa matéria, foi justamente para incentivar as pessoas a levar uma vida saudável, mostrar que é uma opção de vida possível, independente de idade, sexo, etc...

Um grande abraço!!