quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Quer ficar bem visível quando pedala a noite?

Seus problemas acabaram, esta empresa americana oferece um esqueminha de leds pra se colocar nos aros, olha os efeitos e a luminosidade que eles provocam!



Quer saber mais a respeito? Acesse o site do fabricante!

http://www.monkeylectric.com/m132s_gallery.htm

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Foto da semana! Mande a sua também!

Fala galera, a partir de hoje vou inaugurar a "Foto da Semana" no Super Ação! Toda segunda feira irei colocar no ar uma foto de esporte de ação e aventura, ou de algum local legal que você visitou (ecoturismo), aí você pode dizer - "Tá, mas qual a novidade? Um monte de gente faz isso..."

Ok, mas aqui você poderá ver a sua foto ou da sua equipe, e através dela divulgar o seu esporte preferido ou sua equipe, ou ainda o local/cidade que você visitou, pedir patrocínio, ou só dar uma de "Robert" mesmo hehe...

Lembrando que as fotos tem que ser de esportes de ação e aventura, como ciclismo (todas as modalidades de mtb até cicloturismo), paintball, trekking, rappel, skate, etc, e todas as fotos estão sujeitas a serem redimensionadas e sofrerem leves retoques pra se enquadrar no perfil do Blog. Mande sua foto para o meu e-mail - betotuningway@gmail.com - Colocando no título, "foto Super Ação!" Coloque as informações a respeito da foto, (esporte, quem está praticando, o local se possível, coisas desse tipo).

Bom é isso aí! Pra começar hoje, vou colocar uma da minha coleção mesmo hehe...

Image Hosted by ImageShack.us
Esse sou eu dando uma brincada no campo de paintball da Fox Play! Sorocaba/SP.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

13/12 - 2° Ciclo Passeio até as Grutas de São Sebastião - Ibiúna/SP

Dia 13/12/2008 – Saída as 08:00h do Ibiúna Auto Posto (Shell) da Av. Maria La Farina Milani.

Fala galera! Estou abrindo o convite pra quem quiser acompanhar a gente no passeio, será a segunda vez que faremos o passeio, (sem contar uma vez que fizemos o caminho parcialmente, só o trecho de terra). É um rolê que vale muito a pena fazer, principalmente de bike, pois temos a oportunidade de ir apreciando melhor os atrativos do caminho, e que não são poucos hehe...

O trajeto:

Já em Ibiúna (pra quem vem de outras cidades tem um mapinha de como chegar), sairemos do Posto Shell no final da avenida Maria La Farina Milani, saída para Piedade, em frente a loja de materiais para construção “Xavier”, e próximo ao posto do resgate (antiga guarita da Guarda Municipal). Embora o posto seja pequeno, ele tem uma boa estrutura, tem caixa eletrônico, lanchonete, banheiro, farmácia, etc, e pra quem vier de carro até o local, segurança pra deixa-lo estacionado até a volta do passeio.

Saindo do posto, percorreremos alguns poucos km por dentro da cidade e sairemos para estrada já. Passaremos por diversos bairros rurais, e quando estivermos chegando ao nosso objetivo, já estaremos próximos de ultrapassar os 1000m de altitude!

A distância total fica por volta dos 60 km, 30km pra ir e 30km pra voltar, mais subidas na ida, mais descidas na volta. (Mas não se preocupem, na ida tem uma pirambeiras sinistras também hehe)

O percurso é misto, os primeiros 16km do percurso de ida são de asfalto, e o restante é de estrada de terra, ora fina como areia, ora cheia de cascalho, e as vezes até com umas poças de água e lama, dependendo do clima. Até por isso, não recomendo o uso de pneus Slick, e sim de pelo menos pneus mistos.
São apenas 60km, pode não parecer muita coisa, mas devido a grande quantidade de subidas no caminho de ida, essa distância acaba parecendo ser bem maior hehe.

As recomendações são as de sempre pra um ciclo passeio desse tipo, uma mochila vem bem a calhar, nela você pode colocar uma câmara reserva (ou kit remendo, mas a câmara é mais prática), bomba pra pneu (se bem que um dos participantes levando, já garante o resto), alimentação adequada, como frutas, um bom lanche, suco ou isotônico, e muita água. Também é bom levar protetor solar, já que estaremos em Dezembro e o sol promete hehe, kitzinho de primeiros socorros também é uma boa, da até pra cada um levar um item, assim não pesa pra ninguém. Inclusive estou tentando conseguir um carro de apoio pra levar água, frutas, etc, e armar um almoço pra gente a hora que chegarmos lá, mas nada certo ainda, sendo assim é bom providenciar o que comer também pra quando estivermos no local.

Uma muda de roupa pra trocar pode ser útil também, mas não é essencial

PS. No caminho tem algumas vendas e mercearias, onde se pode comprar lanches e doces caseiros, refrigerantes, etc...

Exigências:

Peço aos participantes, que estejam devidamente equipados com luvas, capacete, e se possível óculos, proteção nunca é demais, verifiquem com antecedência o estado da bike, como já disse antes, pneus do tipo cross ou mistos são indicados para o passeio, faça as devidas manutenções para não ficar na mão na hora de pegar a estrada e ainda por cima estragar o rolê dos outros. Como já disse, estou tentando conseguir um carro de apoio, que no caso contaria com um transbike, mas nada certo ainda, portanto certifique-se que você consegue ir e voltar pedalando, o trajeto não requer nenhum esforço extraordinário, mas se você está a alguns meses sem nem se quer fazer uma caminhada, com certeza vai sentir muito cansaço e dores na volta. Lembrem-se que estaremos distantes da cidade, então é bom não dar chance para o azar.

Lembrando ainda que o ritmo será sempre o do ciclista mais lento, isso pra evitar a dispersão do grupo, quem quiser aproveitar as descidas pra curtir um “down hill” tá liberado, desde que esperem o grupo ao fim dela.

O local:

Bom, chegando ao local, de cara temos a capela de São Sebastião, construída em um dos pontos mais altos da região, com uma vista incrível, em dias de céu limpo, chega-se a observar até a rodovia BR-116, distante muitos km do local! Existem pessoas que afirmam enxergar o mar até hehe, mas aí eu já não ponho “minha mão no fogo” pra confirmar...

Próximo a capela, existem banheiros e água encanada. Também exite uma área coberta com mesas e bancos de cimento, onde se pode lanchar ou almoçar a vontade.

Seguindo pela trilha que começa abaixo da capela, segue-se por 1,2km de descida até as grutas, onde se encontram algumas pedras gigantescas, vegetação abundante, e a bica de água, onde repousa uma imagem de São Sebastião.

Embora a história esteja muito ligada a religião católica, a beleza, a energia, e a paz do local atraem visitantes de todas as crenças e regiões.

Chegando ao ponto de saída.

Chegar ao local de saída é fácil. Logo na chegada de Ibiúna, você ira avistar uma rotatória com o nome da cidade. Chegando nela vire a direita, você seguirá pela Av. perimetral, conhecida também como marginal, (repare que logo no início da pista haverá uma estrutura com uma placa escrito "Ibiúna Info"). Siga por essa pista até o final, você passara por mais uma rotatória, por um posto de combustíveis da Ipiranga, e um pouco mais ao fundo a rodoviária local. Continue pela marginal até o fim. Chegando ao fim dela, você estará ao lado da CPFL (Cia Piratininga de Força e Luz), você então ira virar a esquerda e chegando a uma rotatória poucos metros a frente, ira então virar a direita, seguindo pela avenida Maria La Farina Milani, você passará ao lado da VW, o ponto de saída fica no posto ao final da avenida.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, é isso, qualquer dúvida ou informação extra podem me mandar um e-mail - betotuningway@gmail.com

Estarei a disposição pra qualquer esclarecimento!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

10 desculpas esfarrapadas para não se aventurar!

Fala galera! estava eu "passeando" pelo fórum do www.Pedal.com.br, quando me deparei com esse texto genial, inclusive já imprimi algumas cópias para entregar para algumas pessoas que andam precisando de um empurrãozinho pra começarem a "viver a vida de verdade" hehe...


Dez desculpas esfarrapadas para não se aventurar por aí.

Quantas vezes você, ilustre leitor e aventureiro, não ouviu todo tipo de desculpa quando convidou alguém para pedalar, correr, remar, ve o por-do-sol do alto de uma colina?
Ou pior, quantas vezes você – você aí, não se faça de desentendido! - não usou uma dessas desculpas chumbregas para evitar suar a camisa?
Será que você - você aí, meu chapa, sentado no sofá, com o controle da TV em uma mão e uma lata de cerveja na outra! - não está usando exatamente uma dessas desculpas para continuar chocando?
Pois vejamos.

Colecionei, ao longo dos anos, uma lista com as dez ladainhas mais populares, aquelas que parecem absolutamente indestrutíveis a olho nú - as chamadas "desculpas perfeitas"!

Sinto informar, ilustre Dr. Pijama e Pantufa, que elas são todas esfarrapadas.

Então, se você se identificar com esse texto, ou se conhecer alguém que se enquadre, mantenha-o à vista, pregue-o na geladeira, envie via e-mail ou carta-registrada, engaje-se nesta minha campanha pessoal: "Aventureiros, aventurai-vos, tirem a Bunda do Sofá e comecem a suar!"

Image Hosted by ImageShack.us
Quer ficar que nem o gatão aí hehe?


1. Eu não tenho tempo!

Ninguém tem tempo. O tempo não pertence a ninguém. Tempo a gente faz ou desfaz dentro das nossas cabeças. Se você é daqueles que passa horas por dia na frente do computador (gastando sua vista com joguinhos, visitando site de mulher pelada - ou homem pelado, porque ninguém tem nada a ver com isso - batendo papo com amigos que você nunca viu), assiste telenovela, fala horas ao telefone, faz nove refeições por dia... Se liga! Basta trocar esse tempo perdido por aventura. No final, você não vai se arrepender.
Então, não me venha com ESSA desculpa!

2. Eu não tenho companhia!

"Meus amigos não curtem aventura!" – essa é uma desculpa que ouço direto! Fácil de resolver – troque de amigos! Não é piada. Se você começar uma atividade de aventura (pedalar, escalar, caminhar, remar, por exemplo), vai conhecer gente diferente e acabar fazendo novos amigos. Quem sabe seus velhos companheiros de Internet, suas amigas de cerveja e pizza, não se animam e vão contigo descer um rio em um bote de rafting? Se as amigas insistirem, elas podem até levar a revista Caras dentro do bote.

3. Estou sem grana!

Você já viu pedágio na curva de uma trilha? Já viu roleta flutuando num rio? E cobrador amarrado numa rocha? Eu ainda não. Aventura é uma das atividades mais baratas que existe, e quem disser o contrario merece dez chibatadas! Tem gente por aí que pensa que aventura é sinônimo de equipamento, e para caminhar em volta de uma árvore o cara compra um GPS! Fique esperto! Com um tênis velho e uma mochila remendada você já pode virar o rei do trekking! Eu já vi gente correndo provas de aventura de tênis Bamba, já vi escalador fera de Ki-chute e já perdi muita corrida de MTB para ciclista com bike de supermercado!

4. Não sei por onde começar!

Pelo começo, óbvio. Que tal começar perguntando a alguém do ramo? Que tal perguntar para mim? Ó eu aqui! Hoje em dia, com a Internet, ninguém tem o direito de dizer "eu não sabia!" – não sabia porque não quis saber! Nenhuma atividade básica de aventura exige diploma, babá, guarda-costas ou sei lá o que. Quem quiser estudar, ler profundamente a respeito, ótimo, aproveite a oportunidade. Quem não puder ou não quiser, comece seguindo quem sabe. A maioria das trilhas, rochas, rios e matas pertencem a todos nós, são propriedade pública. E o que é propriedade particular normalmente está aberto a todos, com ou sem taxa de uso, é só pedir licença, abrir a porteira e entrar. Só não se esqueça de fechar a porteira depois, se não as vacas fogem...

5. Eu não tenho carro!

Bom, se você quer fazer o Rally dos Sertões, então isso é um problema! Mas se você diz que não tem carro e, por isso, não faz trekking, não anda de bike ou não escala, então você nunca conheceu meu amigo Bill. O Bill é mountain biker das antigas que nunca teve um carro. Na verdade ele nunca comprou uma bicicleta! Ele sempre usou aquilo que os amigos emprestavam, ou cansavam de emprestar a acabavam dando de presente para ele. O cara tem um currículo com centenas de corridas em todo lugar do mundo, sempre viajando de carona. Então, faça como meu amigo Bill, e se vire!

6. Minha namorada (ou namorado) não deixa!

Já pensou em trocar de namorada ou namorado? Ou, menos radical, que tal encontrar soluções amigáveis e flexíveis? Minha mulher não pedala, por exemplo, enquanto eu pedalo até nos meus sonhos. Quando nós viajamos eu acordo bem cedo para pedalar, enquanto ela faz as coisas dela, pratica yoga, caminha, etc., eu volto antes do almoço e a gente passa o resto do dia juntos. Sem estresse. Se vamos a uma pousada, escolhemos sempre um lugar que agrade a ambos e mantemos o acordo inicial – as manhãs pertencem à bicicleta, as tardes e as noites ao casamento. O ideal é tentar incentivar o cônjuge a fazer aventura também, mas se não funcionar, basta os dois serem um pouco flexíveis para a aventura virar parte integrante do relacionamento. Ou isso ou entre num acordo: você entra com a botina nova e ele, ou ela, entra com a bunda velha!

7. Estou muito fora de forma!

Em geral essa desculpa vem acompanhada de "e não tenho tempo de treinar" ou "e não tem lugar para treinar perto da minha casa". Então, para completar, a pessoa liga a TV e faz mais um sanduíche de atum com geleia de morango. Em primeiro lugar, estar em forma não significa ter o corpo do Arnold Schwartznegger, nem correr uma maratona por semana. Caminhar ao ar-livre é um esporte de aventura que requer pouco preparo físico e qualquer um pode treinar andando pela cidade. Ah, vai dizer que você nunca pensou nisso? O Julio Fiadi, primeiro brasileiro a chegar caminhando o último grau de latitude nos dois pólos da Terra, treinava caminhando pelos bairros do Pacaembú, Perdizes e Sumaré, em São Paulo. E ele ainda arrastava dois pneus de carro amarrados à cintura, para simular o trenó que ele puxaria nos Pólo Norte e Sul!

8. Preciso do equipamento ideal!

O que você chama de "equipamento ideal"? Um veículo 4x4 Hummer? Um capacete espacial com visão noturna infravermelha, GPS, bússola digital e telefone via satélite acoplados? O Brad Pitt ou a Britney Spears carregando sua mochila? Bom, eu também quero tudo isso, mas, sinceramente, não preciso de nada disso! Pense nos escoteiros, que há anos fazem todo tipo de aventura usando o equipamento mais básico que existe. No mundo inteiro escotismo é sinônimo de escola de aventura e o material que eles mais usam ainda é a lona! Nada de Gore-tex, Cordura-plus, fibra de carbono e sei lá mais o que! Quem pode ter o melhor, que tenha; quem não pode, vai fazer aventura do mesmo jeito... Só não vai sair tão bonito na foto.

9. Acho tudo muito perigoso!

Se você mora na Suíça, em frente do lago de Genebra, então tudo é realmente muito perigoso fora do seu bairro. Mas se você vive no Brasil, então repense essa desculpa. Tem gente pegando dengue em Copacabana, sendo seqüestrado na avenida Paulista, pisando em cocô de rato no Savassi, em Belo Horizonte! Então onde está o perigo? Eu acho mais perigoso atravessar uma rua sem semáforo do que escalar a Pedra do Baú; acho mais perigoso ficar preso dentro de um carro num engarrafamento do que dormir no mato; acho mais perigoso tomar chuva na cidade grande (que é ácida e tóxica) do que me jogar numa cachoeira. O perigo está em todo o lugar, mas o maior perigo é ficar trancado dentro de casa com medo.

10. Tenho preguiça!

Ah, eu também! Todo mundo tem preguiça! Uns mais, outros demais! Mas sempre que percebo que a preguiça está ganhando o jogo, lembro do prazer que é subir uma montanha com a força das minhas pernas, chegar lá em cima e respirar o ar fresco e frio, olhar em torno e ver o mundo, sentir o cansaço dando espaço à satisfação, sentir orgulho por estar lá em cima e fazer parte de toda aquela grandeza. Depois eu sempre penso no que eu estaria fazendo se tivesse deixado a preguiça dar a palavra final... Dá vontade de rir!

O texto originalmente se encontra na pagina http://www.kalapalo.com.br/apresentacao.asp

É isso aí minha gente, levantem o popozão do sofá, da cadeira, ou seja lá onde for que ele esteja acomodado e saia por aí, a vida é uma aventura! Abraço a todos!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Em Dezembro, passeio até as Grutas de São Sebastião - Ibiúna/SP!

Fala Galera, já adiantando, em Dezembro faremos um passeio de bike até as grutas de São Sebastião, (tem matéria aqui no blog sobre o local!), estamos ainda acertando o dia, mas em breve eu postarei as informações completas aqui. Só estou dando este "pré aviso" pra galera que quiser participar já ir se preparando, e dando uma treinada também, afinal são cerca de 60km, mas com muitas subidas no trecho de ida, então é bom estar com o folego em dia hehe! Abraço!

Relato do ultimo passeio pra lá:

http://ibiunainside.forumeiros.com/ibiuna-in-side-geral-f3/role-de-bike-ate-as-grutas-de-sao-sebastiao-t1.htm

Image Hosted by ImageShack.us
Foto do caminho...

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Iluminada!

Fala galera, to meio "sufocado" de trabalho ultimamente, e não tá dando muito tempo de postar umas matérias bacanas, mas vou deixar um foto inspiradora aqui, assim pelo menos a gente pode olhar pra ela e se desligar por alguns segundos no nosso dia a dia conturbado...

Image Hosted by ImageShack.us

Boa semana a todos!