segunda-feira, 4 de maio de 2009

O nascimento de uma nova Bike, de Caloi a Miyata!

É minha gente, aconteceu o inevitável, minha Caloi SK "upada" abriu o bico de vez. Após fazer uma trilha pelo "Pico do Jaraguá" aqui em Ibiúna (uma trilha ainda não muito conhecida que mistura DH e XC), acabei encarando uns saltos um pouco maiores, e foi de mais para a suspensão traseira daquela pequena Caloi "guerreira" hehe... Ao final da trilha já senti a traseira da bike toda arriada, e a cada imperfeição da pista eu sentia uma batida seca no quadro.




Coloquei as possibilidades na Balança, ou trocar a suspensão traseira por uma realmente boa e mais "parruda", ou montar uma bike Hard Tail com as peças da SK e outras que eu já tinha comprado para montar uma segunda bike.

Após constatar que o custo da suspensão traseira almejada se igualava ao preço de uma Caloi SK nova, decidi abandonar momentaneamente o quadro Full. (Mas futuramente irei adquirir outro, desta vez possivelmente um Astro XTC)

Bem, pensei em comprar um quadro rígido, mas meu mecânico e bom amigo Alexandre me jogou a ideia, "por que não montar a bike com aquele quadro Miyata que eu te dei?"

Só pra esclarecer, a umas semanas atrás ganhei um Quadro de Cromoly da Japonesa Miyata, um quadro muito bacana, tem uns 20 anos já, e tem uma técnica de construção toda particular, o meu modelo é o Valley Runner, e pela geometria dele pensei em montar uma bike para Ciclo turismo, porém com os acontecimentos citados acima, o destino dele será o uso misto, trilhas e passeios.

Futuramente postarei a história da Miyata, desde sua criação até a inovadora técnicas de Solda sob pressão que garantem durabilidade e acabamento incrível!

Voltando a montagem da bike.

Para montar a Miyata eu primeiramente precisava desmontar a SK, e assim foi feito.



Início do desmonte da SK velha guerreira...



Novo "velho" quadro aguardando as peças...

Em pouco tempo já restava praticamente só o quadro da Sk, o desmonte também acabou servindo de teste para o meu novo "canto da oficina" hehe...




Eu já tinha algumas boas peças compradas para a montagem da bike de Ciclotour, sendo assim aproveitei as mesmas na agora Miyata de trilha hehe. Rolamentos Shimano Deore LX (que estão ainda aguardando os novos aros de 32 furos), trocadores alívio com manete de freio integrado, câmbio traseiro Shimano Tiagra (sim, é de speed, mas funciona no MTB também, são bem resistentes!).

Faltavam ainda algumas peças para fazer a montagem definitiva, mas a vontade de ver a "cara" da nova bike era grande, sendo assim pendurei umas peças nela para ter uma ideia de como ficaria, gostei do que ví!




Bike parcialmente montada, ainda com o garfo de Cromoly que daria lugar ao RST Omega T8...

Bem, após juntar todas as peças restantes para a montagem, a obra ficou pronta! Quer dizer, quase hehe. Algumas peças ainda são provisórias, o câmbio dianteiro foi montado apenas para testar a bike, vou troca-lo por um Shimano Alívio, a catraca ainda é a da Velha SK, será substituída por um K7 Alívio também, sendo assim a bike ficará com 24 marchas, mais apropriado para o novo uso dela.

Os aros novos ainda não chegaram, sendo assim o conjunto de rolagem ainda é o da Sk, com aros Vzam Escape de 36 furos e cubos rolamentados (sem marca mesmo hehe), estão bons, mas tenho certeza que após montar os aros Araya de 32 furos com os cubos Shimano Deore LX, eu terei uma outra bike!

Segue a nova "velha" bike:







Curiosidade: Freios a disco apenas na dianteira, já que o quadro não tem os suportes para eles na traseira. Na época em que este quadro era feito, nem se sonhava em ter freios a disco nas bikes hehe...



E assim nasce uma nova companheira de aventuras, espero "inaugurar" a nova magrela pra valer em breve, quem sabe no passeio pela Rota Vinho que estamos planejando para o final do mês de Maio, talvez começo de Junho. Mas por hora, já posso me divertir pra valer nas trilhas aqui por perto com a Hard Tail, pois essa senhora oriental ainda tem muito fôlego pra arrepiar por aí! Abraço a todos e "bora pedalar"!

8 comentários:

Bikes do Castro disse...

Ficou muito legal a bike Beto.

Agora vc vai sentir o poder do cromo.

Abraço

André Jundiaí

Beto Marcicano disse...

Isso aí Andrezão, já deu pra sentir o gostinho de pedalar uma bike de Cromo, agora que venham as aventuras!

Rafael Pedalando disse...

Ficou legal a bike eim Beto, tenho um quadro de cromo guardado tambem, projeto para o futuro.
Abraços

Beto Marcicano disse...

Putz Rafa, a bike ficou muito boa de tocar, sem contar que o Cromo acaba absorvendo mais as irregularidades que o alumínio, e a bike nem ficou tão pesada, eu to curtindo muito!

Marcel Balog disse...

Meu, muito legal o quadrinho... mas concenhamos que a bike tava mais legal sem a suspa...

Ja pensou em deixar só o garfo mesmo?

Beto Marcicano disse...

Futuramente é bem possível que ela fique com o garfo de cromo mesmo, mas antes preciso aprontar uma bike bacana de All Moutain, aí a Miyata vai levar a vida mansa que ela merece hehe, abraço!

Marcel Balog disse...

Da uma lida nesse link... talvez vc se anime com a ideia!

http://www.nsmb.com/2987-readers-rides-2

Fernando Fernandes disse...

Irmão o garfo original era rosqueado? Tenho uma bike de ferro que é meu xodo, porém na trilha sofro pq a melhor suspensão que posso colocar pra ela é uma Zoom 250 Escape, vc fez alguma adaptação ou o quadro Cromoly era over?

Meu e-mail é : fernandopfvendas@gmail.com agradeço seu retorno,

Bike Abraço.
Fernando Fernandes
http://fortalbikesport.blogspot.com