segunda-feira, 14 de abril de 2008

Liberdade pelo alto!

E aí gente boa! Vou falar um pouco sobre um esporte que embora não tenha muito espaço na mídia, tem conquistado cada vez mais adeptos, estou falando do Balonismo!

Diz aí, você já deve ter tido vontade de entrar naquele cesto bacana e sair por aí em um belo Balão, vendo tudo do alto, com aquele pôr do sol lindo no horizonte não é? Já pensou em matar a vontade também? Então, vamos dar uma viajada por esse mundo, e vocês verão que isso pode ser mais fácil do que parece!

Hoje em dia, com as técnicas mais apuradas, e com a tecnologia embarcada nos balões, o vôo se tornou extremamente seguro, e você ira apenas curtir o passeio, sem susto algum, mas com muita emoção!


Image Hosted by ImageShack.us


Balonismo no Brasil!


A primeira tentativa de vôo com um balão a ar quente no Brasil envolveu o padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão, em 1709. Padre Bartolomeu realizou o primeiro vôo, mas sem nenhum passageiro. Na verdade a grande descoberta do padre foi o fato de provar que algo mais pesado que o ar poderia planar. Foram os dois irmãos franceses, [Etiene e Joseph Montgolfier] que, em 1783, realizaram o primeiro teste com um balão tripulado. O vôo foi um sucesso e visto por quase toda a população de Paris da época. O primeiro vôo de balão tripulado no Brasil só foi acontecer no ano de 1885, quando Edouard Heilt sobrevoou por alguns segundos o Saco dos Alferes, no Rio de Janeiro.

Fonte: Wikipédia


O Balonismo como esporte!

Balonismo é um esporte aéreo, praticado com um balão de ar quente. Possui adeptos em todo o mundo. No Brasil o esporte só não tem se tornado mais popular pelo alto custo de se adquirir e manter um balão, sem contar a necessidade de se contar com uma equipe de apoio em terra.

Acompanhe abaixo algumas modalidades do Balonismo esportivo:

  • Fly In: Os competidores tentarão voar para um alvo comum, determinado pelo juiz. Aquele que conseguir jogar sua marca o mais próximo do alvo, será o vencedor.
  • Fly On (ou Continuação de Vôo): Os competidores vão declarar seu próximo alvo em vôo, escrevendo suas coordenadas na marca da prova anterior, e tentarão voar para o seu alvo. Quem conseguir atingir a menor distância do seu alvo declarado, será o vencedor.
  • Caça à Raposa: Um balão decola antes dos competidores e faz um percurso aleatório de vôo. Após um determinado período de tempo (geralmente entre 10 e 30 minutos, dependendo das condições de vento), os outros balões decolam e procuram seguir o mesmo percurso, em busca do balão raposa. O competidor que conseguir pousar mais próximo do ponto onde o balão raposa aterrissou será o vencedor. Vale lembrar que esta não é uma prova competitiva e é utilizada apenas em festivais ou eventos não competitivos.
  • Key Grab (ou Prova da Chave): Um mastro é colocado na área de público do evento e os competidores podem escolher um ponto de decolagem livremente, a uma distância mínima determinada pela organização. Vence o balão que consegue se aproximar em vôo do mastro e agarrar a chave - ou o símbolo da festa - pendurado em sua ponta.
  • Alvo declarado pelo juiz: Os balonistas procuram jogar suas marcas (um saquinhos de areia com uma fita com o número de seu balão) bem em cima de um alvo colocado no solo. Quando há mais de um alvo declarado, e os competidores podme escolher o alvo que melhor lhe convier, a prova é chamada de Valsa de Hesitação.


Image Hosted by ImageShack.us
Nas competições é muito importante contar com uma boa equipe em terra...

Hoje existem campeonatos de balonismo no mundo todo. No Brasil foi fundada em 1987 a Associação Brasileira de Balonismo (ABB), a entidade máxima e mais importante do esporte no Brasil.

Atualmente qualquer pessoa pode se iniciar no esporte, o problema do custo alto dos equipamentos pode ser resolvido com a formação de equipes, diluindo assim os gastos entre os participantes! Desta maneira todos podem participar, e ainda de quebra temos um bom aumento no numero de adeptos do esporte!

Equipamentos do Balonismo!

O balão é dividido em algumas partes, cada uma com sua função, observe:

Envelope: O envelope é a parte do Balão que mais chama a atenção devido ao seu tamanho! É também quem da o formato ao equipamento. Normalmente são feitos de nylon, são preparados para aguentar temperaturas de até 400ºC, e realizar até 700 horas de vôos.

Maçarico: O maçarico é responsável pela propulsão do balão. É ele que queima o gás, transformando-o em chama, que por sua vez aquece o ar e mantem o envelope cheio. É a partir dele que o balão é controlado!

Cilindro: É no cilindro que fica o gás utilizado pelo maçarico. Aquantidade de gáz irá variar de acordo com o tempo de vôo e do tamanho do balão.

Cesto: Também é conhecido por gôndola, é nele em que os passageiros do balão irão ficar. É confeccionado e materiais leves e resistentes.

O gás: O gás utilizado nos maçaricos para os balões é o propano, um gás que é derivado do petróleo.

Ventoinha: É utilizada para encher o balão com ar frio.


Image Hosted by ImageShack.us
Dando um rolê pela cidade...


Por onde começar?

Bom, a melhor maneira de começar no balonismo, é vendo se você realmente vai ter interesse, ou se apenas quer fazer uns passeios esporádicos pra matar curiosidade ( o que é mais comum), e para isso basta procurar uma boa empresa que atue no setor. Deixo como dica a Air Brasil, que já tem uma boa bagagem, e com certeza vai saber orientar vocês corretamente!


Air Brasil Balonismo

É uma empresa especializada em balonismo que atua com destaque por todos os seguimentos do esporte.

Desenvolvendo projetos promocionais personalizados para as mais variadas companhias já consolidou muitas parcerias de sucesso.

Criada pelo piloto Feodor Nenov, também gerencia seus projetos de aventura, a sua participação em competições nacionais e internacionais e a formação de novos pilotos.

Possui a maior estrutura de vôos turísticos do Brasil, operando atualmente com o maior balão da América Latina - para 16 passageiros. Sua frota constitui em três balões, com capacidade de até 30 passageiros por vôo. Sua cidade sede é Piracicaba, mas também leva a sua estrutura para outras regiões de acordo com a necessidade do cliente atendendo todo o território nacional.

Convidamos você, através deste site, a embarcar nos vôos de aventura e a conhecer um pouco mais sobre este esporte que cativa milhares de pessoas por todo o mundo.

Image Hosted by ImageShack.us

Telefones:

São Paulo: + 55 (11) 2626.1323

Piracicaba: + 55 (19) 3434.6438

http://www.balonismobrasil.com.br/pt-br/


Boituva!

Outra opção é a cidade de Boituva/SP, já conhecida pelos saltos de para-quedas e para-pente, e agora também pelo balonismo, veja mais a respeito nos links abaixo:

http://www.balonista.com/index.htm

http://www.boituva.sp.gov.br/tur_balonismo.php


Image Hosted by ImageShack.us
Conheça mais sobre o mundo dos balões no site: http://www.escoladebalonismo.com.br

É isso, por hoje é só pessoal! bons vôos e até a próxima, grande a abraço!

















Um comentário:

JOHNNY DO BALÃO disse...

CARA TAMBEM FAÇO VOU DE BALÃO
WWW.JOHNNYDOBALAO.COM.BR
(11)27225505