terça-feira, 1 de julho de 2008

Suporte de camera de vídeo para bike feito em casa!

Fala galera, devido a necessidade de fazer filmagens em movimento nos passeios que faço de bike, resolvi desenvolver esse suporte que serve na maioria das cameras compactas do mercado. O que vai me quebrar um galhão, pois desta forma posso narrar e pilotar a bike usando as duas mãos, o que antes era impossível, pois uma mão sempre ficava com a camera, o que em certas situações era meio arriscado hehe...

Bom, pra fazer o suporte eu utilizei um velho manete de freio v-brake da Logan, uma serrinha do tipo estarrete (aquela amarelinha de cortar metal), pedras de esmeril pra furadeira (se você tiver um esmeril mesmo, ou daqueles mini-dremel, melhor ainda), dois parafusos de rosca comum, um inclusive é o proprio do manete já, recomendo que quando for desmontar o manete, você o guarde bem, o outro você vai escolher de acordo com a medida da rosca que vem na parte inferior sua camera (normalmente o tamanho é padrão), pois é ele que vai segura-la no suporte.

Usei também uma arruela de borracha na base onde a camera vai ficar, pra amortecer as vibrações.

Construindo:

Bom, primeiro de tudo você vai desmontar o manete inteiro, ficando só com a parte de plástico dele. Depois você vai cortar a parte excedente dele, de modo que fique apenas uma base para passar o parafuso onde a camera vai ser fixada, se o furo que já vem no manete for pequeno, basta dar uma aumentada nele com uma furadeira, de acabamento tirando as rebarbas e arredondando as pontas com o esmeril, dremel, lixa, ou o que tiver em mãos hehe.

Tendo feito isso, é hora de testar o posicionamento no guidão, estando definida a posição, basta fixar o suporte apertando bem o parafuso principal, no meu caso o manete já tinha uma rosca embutida, se no seu não tiver, basta usar uma porca e uma arruela que também vai ficar bem fixo.

Em seguida é hora de rosquear a camera no suporte, certifique-se de que ela ficou bem presa, e boas filmagens hehe!

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Aqui o suporte montado com um parafuso em L um pouco maior, o que deixa a camera em uma posição melhor, e também ficando mais fácil de por e retirar...

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us


Vídeo do primeiro teste com a camera no suporte:



PS. Assistindo o vídeo direto pelo You Tube, você pode selecionar o modo de qualidade alta, fica bem melhor pra assistir!

É isso aí galera, agora é só pegar a bike e sair filmando suas aventuras, um grande abraço e até a próxima!


3 comentários:

guilherme.atencio disse...

Ótima idéia!
Eu estava pensando como fazer um e o seu é realmente fácil, além do que tenho um par de manetes pegando pó na gaveta mesmo...hehehehehe

Unknown disse...

Cara mto boa sua idéia,e o melhor de
td isso foi vc compartilhar dela com
todos fiz o mesmo e agora não saio p
pedalar sem levar à câmera na bike,
fiz uns vídeos mais estou aperfeiço-
ando a parada ok brother,valeu pela
ótima idéia e boas pedaladas ok,abçs.
http://www.youtube.com/watch?v=XbNGBAd0cMs

Vítor O. Barbosa disse...

Boa ideia! Parece prático e rápido de se fazer, vou experimentar aqui... Vou fazer um esqueminha também para garantir que a câmera não irá cair.