quarta-feira, 2 de abril de 2008

Mochila de Hidratação, uma bela parceira!

Fala galera! Hoje o assunto é sobre as mochilas de hidratação! Creio que muita gente desconheça, outros já ouviram falar, mas com certeza são poucos ainda os que a utilizam, seja pra andar de bike, praticar trekking, ou até curtir uma caminhada mais longa.

Image Hosted by ImageShack.us

A verdade é que a mochila de hidratação é um acessório muito vantajoso para percursos maiores, tanto pela maior capacidade de levar água (as mochilas levam de 1 até 3 litros de água em sua maioria!) em relação as caramanholas convencionais, tanto em praticidade de uso, sem contar que diversos modelos ainda possuem compartimentos para alguma bagagem , ferramentas, documentos, porta capacete, etc...

Uma boa mochila de hidratação deve possuir revestimento térmico em seu interior, para evitar que as costas do usuário entrem em contato com a temperatura do líquido que vai em seu reservatório. Também não deve passar para a água qualquer tipo de gosto, embora seja comum nas primeiras vezes em que se é usada, sentir em um leve gosto do plástico ou borracha, materiais do reservatório.

A mochila de hidratação propriamente dita, é basicamente uma mochila convencional, feita com materiais impermeáveis ou semi-impermeáveis, normalmente com revestimento térmico em seu interior, onde vai acondimentada uma bolsa plástica resistente onde se armazena água, dessa bolsa sai um tubo com um bocal por onde você vai sugar a água. Explicando de uma forma grosseira é mais ou menos isso hehe.

Image Hosted by ImageShack.us
Um dos meus sonhos de consumos atuais... E provavelmente logo realizado hehe...

Existem diversas marcas e modelos de Mochilas, a mais famosa e pioneira na fabricação dessas mochilas é a americana Camel Bak, que já se encontra também no mercado nacional a muito tempo (http://www.camelbak.com.br), mas existem outras marcas de qualidade como a Deuter, (http://www.deuter.com.br), opções não faltam, é só escolher a sua!

Image Hosted by ImageShack.us
Camelbak, a pioneira!

Image Hosted by ImageShack.us
Embalagem de um modelo da Camelbak

Image Hosted by ImageShack.us
Modelo da Deuter com proteção para a coluna em caso de queda!

Enchendo sua Mochila de Hidratação:

A maioria das mochilas funciona da mesma maneira, sendo assim siga os seguintes passos:

1 - Abra totalmente a mochila e retire o reservatório de água de dentro dela.

2 - Abra a tampa ou bocal e encha o reservatório, adicione pedras de gelo se preferir para manter a água mais gelada, mas lembre-se de nesse caso não encher o reservatório até a boca, deixe uns "dois ou três dedos" livres.

3 - Feche a tampa corretamente, e cuidadosamente coloque o reservatório de volta na mochila, verifique se não a nada em seu interior que possa danifica-lo.

4 - Retire o ar preso no Tubo antes de beber.


Fixando corretamente a mochila em suas costas:

1
- Coloque os braços atravez das tiras do ombro, em seguida puxe-as para baixo para ajustar a fixação das correias.

2 - Ajuste a extenção do tubo, deslizando o adicional para dentro da mochila.

3 - Prenda as "presilhas" e então puxe da posição "frouxo" para "firme".

4
- Prenda as presilhas da correia inferior e puxe as tiras frouxas para firmar bem, dobre o excedente das tiras atravez de voltas e prenda na cintura.

5
- Ajuste os prendedores de tubo para fixa-lo onde desejar.


Como beber água usando o tubo da sua mochila de hidratação:

- Remova o selo de plástico no bocal do tubo antes do primeiro uso, aperte e role a válvula entre os dedos para abrir a fenda no centro, (Não use facas ou objetos cortantes). Ao morder a válvula no tubo, a água começa a fluir, ao se soltar o fluxo de água cessa.

Image Hosted by ImageShack.us
Facinho de se usar!

Limpando sua mochila de hidratação:

- Esfregue o reservatório e o tubo com sabão neutro e água quente. (existem kits com escovas próprias para limpeza das mochilas).

- Encha novamente o reservatório com água e desta vez adicione duas colheres de chá com bicarbonato de sódio, e duas com alvejante, deixe de molho durante a noite, deixe secar ao ar livre com o bocal aberto.

- Para lavagem externa, retire o reservatório da mochila e lave manualmente ou na maquina de lavar se preferir, use água fria e sabão neutro, deixe secar na sombra.

Modelos:

As mochilas possuem os mais diversos formatos, cores e capacidades, inclusive existem modelos exclusivos para o público feminino, (sim, inclusive minha namorada já está de olho em uma, ai ai ai, vem gasto aí...), caberá a você escolher a mochila que se adapta melhor a seu corpo e a sua necessidade, os custos vão desde os R$ 100,00 Reais até por volta dos R$500,00 Reais, no caso das maiores e mais sofisticadas!

Veja a seguir alguns modelos disponíveis:

Image Hosted by ImageShack.us
Modelo clássico da Camelbak...

Image Hosted by ImageShack.us
Bocal bem a mão para reabastecer!

Image Hosted by ImageShack.us
Chaos da Camelbak, reforçada, própria pra praticantes de DownHill...

Image Hosted by ImageShack.us
Mais um modelo da Deuter. Cabe tudo!


É isso galera, por hoje é só! Lembrem-se sempre de se manter hidratados, sejam nos passeios de bike, ou nas caminhadas, sem água vocês não vão muito longe, o ser humano em condições normais precisa ingerir cerca de 2 litros de água por dia, agora imaginem quando se pratica atividades esportivas! Hidratação antes, durante, e depois! Bons "rolês" a todos, grande abraço!





2 comentários:

Denise Carceroni disse...

Oi! Muito legal seu blog! Cheguei nele através do UEBA. Sou Educadora Física e aprecio as atividades ligadas à natureza. Já trabalhei com escalada e hoje estou de volta ao fitness. Vou linkar você no meu blog pois trata de assuntos complementares. O endereço é www.fiqueinforma.com

Um abraço

Denise

Beto Marcicano disse...

Bacana Denise, fico feliz que tenha gostado, a intenção é mostrar para o maior numero de pessoas possível que viver de forma saudável e em harmonia com a natureza é muito além de uma opção de vida, é também uma forma de se manter equilibrado no dia a dia (cada vez mais estressante na atualidade) e de se preservar o nosso planetinha hehe, grande abraço!