segunda-feira, 31 de março de 2008

Trekking!

Buenas galera! Hoje falaremos um pouco sobre o Trekking, uma modalidade bacana, pois requer pouca coisa pra se praticar, além de um pouco de disposição!

Image Hosted by ImageShack.us

O que é:

O Trekking consiste em caminhar por trilhas naturais, desfrutando do contato com a natureza, apreciando belas paisagens, e se integrando ao meio ambiente.

Os praticantes desta modalidade unem o útil ao agradável, pois além de realizar uma atividade física, (no caso a caminhada) também curtem uma verdadeira seção de relaxamento , efeito do contato direto com a natureza e o ar puro!

Os percursos podem ser os mais variados, curtos, longos, com maior ou menor nível de dificuldade. Fica a critério do praticante descobrir suas capacidades e limitações. Porém dependendo do local a ser "explorado" a presença de um guia é altamente recomendada.

Os equipamentos:

O Trekking é um esporte mais acessível, seu equipamentos são normalmente mais baratos que os de outras modalidades parecidas. Mas mesmo assim é necessário ter cuidado ao adquiri-los, pois a escolha errada pode comprometer totalmente seu desempenho.

Tenis ou botas:

Bom, como estamos falando de caminhar, o item mais importante é um bom calçado. Tenis, ou de preferência botas, próprias para a prática do esporte. Botas normalmente são melhores pelo fato de evitarem torções no tornozelo e possuirem uma área de proteção maior, lembre-se, estaremos caminhando por trilhas e terrenos difíceis, e não por uma via pavimentada e plana.

Marcas como a Timberland e Salomon possuem calçados muito bons para a prática do Trekking, uma outra opção são os da Bull Terrier, que são um pouco mais em conta. Porem fique sempre atento a qualidade dos calçados e ao conforto que proporcionam, nem sempre o que tem a melhor aparência realmente é o melhor calçado.


Image Hosted by ImageShack.us
Bota Salomon Pro Trek 5


Image Hosted by ImageShack.us
Tênis Adidas Yukora ATS

Uma outra opção pra caminhadas em regiões como rios e praias onde muitas vezes é preciso passar sobre pedras e outros obstáculos, porem não se quer os pés assando dentro de um caçado quente hehe, seria a papete, mas fique atento, existem modelos desenvolvidos especificamente para o esporte!

Image Hosted by ImageShack.us
Timberland River Dog

Você irá precisar também de um bom par de meias feitas de tecido sintético, o tecido sintético ira
impedir que o suor fique concentrado nos pés, prevenindo o aparecimento de bolhas e os odores produzidos pela transpiração.

Image Hosted by ImageShack.us
Meias Adventure Gears Expedition

Pochetes e Mochilas:

Dependendo do tamanho da "aventura", você ira precisar levar mais algumas tralhas, e pra isso uma pochete ou mochila vão te servir muito bem, óbvio que cada uma de acordo com o tamanho do percurso e quantidade de material que você vai utilizar, se for um trecho pequeno de caminhada, uma pochete apenas já será o suficiente, de preferência a modelos que possuem suporte para garrafa de água ou cantil. Mochilas existem dos mais variados tamanhos e modelos, vai de gosto mesmo, de preferência as impermeáveis.

Image Hosted by ImageShack.us
Pochete Curtlo HidroRun

Image Hosted by ImageShack.us
Mochila Deuter ACT LITE


Um boné também vai te proteger do sol e manter sua cabeça fresca, prefira modelos do tipo legionário, que possuem proteção para o pescoço também, e que sejam feitos de material leve e resistente, de secagem rápida.

Image Hosted by ImageShack.us
Boné Adventure Gears Legionários

Dependendo do local e do horário da caminhada, uma lanterna vai te ajudar muito, existem os modelos convencionais, e os de cabeça que são presos por uma "faixa", úteis pois deixam as mão livres!

Image Hosted by ImageShack.us

Lanterna de Cabeça Tikka Petzl


Cantil ou caramanhola:

Essencial! Na hora da sede é o que vai te salvar, prefira os térmicos que vão manter sua água, suco, ou energético gelado por mais tempo!

Image Hosted by ImageShack.us
Cantil térmico

Image Hosted by ImageShack.us
Caramanhola térmica


Uma bússola também pode ser muito útil, tanto em competições como em caminhadas por locais mais ermos, além dela, sempre leve também um bom relógio, kit de primeiros socorros, se possível um Telefone Celular pra te tirar de possíveis "enrascadas" hehe...

Não esqueça também de levar algum alimento, barras energéticas, frutas de fácil digestão, uma barrinha de chocolate, são boas pedidas! E não esqueça de levar um saquinho de lixo pra não deixar nada pra trás na trilha!

Mesmo sem estar com todo o equipamento completo, você pode começar a se aventurar por trilhas menores, só pra ir pegando gosto e experiência, te garanto, o contato com natureza associado a prática esportiva foram uma das combinações que mais deram certo até hoje! Saúde, paz e pé na trilha! Abraço a todos!

Image Hosted by ImageShack.us


Links úteis:

http://www.portaldotrekking.com.br/

http://www.northbrasil.com.br/northbrasil/index.aspx

http://www.pisa.tur.br/

http://www.jornaldotrekking.com.br/

Nenhum comentário: