sexta-feira, 14 de março de 2008

Acessórios para a magrela!

Hoje vamos falar de alguns acessórios para sua bike que podem te ajudar na hora de pedalar, veja a seguir:

Image Hosted by ImageShack.us


Bar-Ends - O bar-ends são aqueles "caninhos" que ficam na ponta do guidão das bikes, e que alguns chamam de "chifre" hehe. Sua utilidade é percebida principalmente em subidas e em sprints, onde através dele se consegue uma melhor empunhadura do guidão, tanto sentado como de pé, assim como uma posição mais confortável para as mãos e braços.

Também é útil para segurar o guidão, alternado as posições das mãos (hora no guidão, hora no bar ends) evitando dores e formigamentos. Além disso, funcionam como proteção para suas mãos em trilhas, e até em possíveis quedas.

Os bar-ends variam de tamanho, material e formato, mas basicamente todos tem a mesma função, vai de você escolher o que se adapta melhor ao seu estilo de pilotagem.

Image Hosted by ImageShack.us
Bar-ends...

Image Hosted by ImageShack.us
Bike equipada com bar-ends...



Ciclocomputador - O ciclocomputador é uma espécie de computador de bordo pra bicicleta que vai fixado no guidão ou na mesa, normalmente eles contam com funções como:

Velocidade instantânea, velocidade média, distância média e máxima percorrida, odômetro total, cronômetro e relógio. Alguns modelos mais avançados ainda podem medir a pressão cardíaca, ciclos por minuto, altitude e temperatura, entre outras funções...

Um bom ciclocomputador vai lhe auxiliar a manter seu ritmo, e ajudar a programar os passeios e trilhas!


Image Hosted by ImageShack.us
Ciclocomputador, uma "mão na roda" para o biker!


Faróis e Refletores: Os refletores são obrigatórios por lei, mas na prática pouca gente usa, (mesmo porque a lei só vale quando é pra gente cumprir, quando é para as autoridades cumprirem, como por exemplo, na hora de fazer as ciclovias que constam no código de trânsito, aí esqueçam), normalmente são instaladas na dianteira e traseira da bike. Já o farol é um acessório essencial para quem pedala a noite, seja na trilha ou na cidade, geralmente eles funcionam a bateria (alguns funcionam com dínamo) e vão acoplados no guidão (alguns podem ser colocados no capacete).


Image Hosted by ImageShack.us
Farol de guidão pra bike, iluminando o caminho dos bikers rs...

Caramanhola: Popularmente conhecida como garrafinha hehe! Muita gente não da a devida importância pra ela, mas em pedaladas um pouco mais longas, e no meio da trilha, com certeza aqueles que não a possuem vão sentir sua falta! Ela é de extrema importância para manter o ciclista hidratado. As caramanholas podem ser comuns, normalmente em plástico, ou as térmicas em alumínio, que mantém a água gelada por mais tempo. Uma dica boa é deixra a caramanhola previamente no congelador, assim quando você estiver no meio do passeio, a água vai estar bem geladinha!


Image Hosted by ImageShack.us
Uma boa caramanhola, (ou até duas hehe) são uma boa pra se manter hidratado!


Uma outra opção seria uma mochila de hidratação, que tem uma capacidade maior que as caramanholas, levam ainda algum equipamento e documentos, porém é você que estará com o peso nas costas, e não a bike, mas isso iremos tratar em uma outra oportunidade.

Bolsa de Selim - É muito útil pra se levar ferramentas, documentos, maquina fotográfica e outras tralhas que não podem faltar no passeio, o espaço é limitado, mas já é melhor do que andar com os bolsos cheios!


Image Hosted by ImageShack.us
Bolsa de selin, quebra um galho!


Kit para Trilhas e passeios longos:

Sempre que for pedalar em locais mais afastados, é bom levar ferramentas, kit de reparo para os pneus, bomba de ar, e algum material de primeiros socorros.

Bomba-de-Ar e reparo para pneus: São fundamentais para se fazer uma trilha ou passeio mais longo, pois pneus de bike também furam, e mais do que se imagina hehe. O kit de reparo deve conter: cola vulcanizante, lixa, uma espátula e remendos de vários tamanhos, (na falta da espátula pode-se. usar a chavinha da blocagem do banco!) A bomba de ar deve ter bico compatível com a sua câmara (Presta ou Schaerer)...

Image Hosted by ImageShack.us
Bomba de ar...


Image Hosted by ImageShack.us
Kit de remendo pra pneu, sempre bom ter um...

Segue abaixo um pequeno guia de como executar o reparo no pneu:


1º Retire uma banda do pneu do aro utilizando a espátula.
2º Tire a tampa da válvula e retire a câmara.
3º Com a bomba, encha um pouco a câmara e veja por onde o ar sai.
4º Lixe em volta do furo.
5º Aplique um pouco da cola e espere cerca de 5 minutos.
6º Aplique o remendo sobre o local do furo. (atenção, não esqueça de tirar a proteção que em no remendo)
7º Coloque a câmara no pneu.
8º Coloque o pneu no aro e o encha.

Se você fez tudo certinho, seu problemas acabaram hehe!


Ferramentas: Para fazer pequenos reparos em sua bike na trilha ou passeio, deve-se levar: chaves allen (veja o tamanho dos parafusos de sua bicicleta), fenda, philips, chave de raios, saca-correntes e um alicate pequeno. Existem nas Bike Shops chaves do tipo “canivete suíço” que possuem praticamente todas essas ferramentas em uma única peça e são próprias pra se levar na bicicleta, o que polpa espaço e peso.


Image Hosted by ImageShack.us
Chave multi funcional, muito útil...


Primeiros-Socorros: Acidentes acontecem, por tanto é bom estar preparado, principalmente se você estiver longe de casa ou no meio do mato. Leve sempre para trilha curativos para possíveis ferimentos que possam acorrer: Ataduras, gazes, um pouco de esparadrapo, band-aid, e um bom anti-séptico em spray, podem ser a diferença entre um passeio acabar bem ou mal.

Image Hosted by ImageShack.us
Um kit de primeiros socorros pode salvar sua pele!


É isso galera, aguardem as próximas matérias, grande abraço e boas pedaladas!

Nenhum comentário: