quinta-feira, 13 de março de 2008

Equipamentos para o Biker!

Como diria meu amigo Dinho do Capital Inicial, "Fala moçada" hehe! Hoje vamos dar uma olhada em alguns itens que são necessários a grande maioria dos ciclistas, alguns indispensáveis, outros nem tanto, vai do gosto de cada biker, confiram no texto abaixo!

Image Hosted by ImageShack.us

Capacete: É o item mais importante quando se fala em proteção do ciclista, protegendo a cabeça contra quedas que mais cedo ou mais tarde vão acontecer hehe, ele é responsável por absorver os impactos contra pedras, galhos e tudo mais que pode se encontrar em uma trilha, além é claro do próprio chão. É normalmente "recheado de isopor" e revestido com diverso materiais diferentes, dependendo do custo. Mas em geral é um material leve e bom absorvedor de impactos. Existem capacetes próprios para downhill que cobrem a cabeça toda, devido as altas velocidades alcançadas nesta modalidade do mountain bike. Mas um capacete modelo "coquinho" já vai te proteger bem!


Image Hosted by ImageShack.us

Não abra mão do capacete, ele pode salvar a sua vida! (Mas se prepare, pois os desinformados adoram tirar uma da cara de quem anda devidamente equipado rs...)



Óculos: São necessários para a proteção dos olhos do ciclista, ele evita que respingos de lama, água, pedriscos, ou até insetos possam atingir seus olhos, e acredite, em velocidade, qualquer coisa que bata na sua vista faz um belo estrago. De preferência a óculos com lentes mais claras, pois embora os de lente escura te deixem mais bonitão (ou bonitona hehe) eles podem atrapalhar, tendo em vista que muitas vezes as trilhas são escuras, ou pode ainda ocorrer de se voltar para casa ao fim do dia com pouca luminosidade. Uma solução seria ter um com lentes claras e um escuro, que particularmente é o que eu faço. No caso de óculos de grau (meu caso também hehe) existem armações esportivas que podem ser montadas com lentes de grau. Basta consultar uma boa ótica.


Image Hosted by ImageShack.us
Optic Nerve Banshee, uma boa opção na faixa dos R$ 200,00...



Luvas: A luva não é todo mundo que curte usar, mas eu acho muito importante, pois em uma queda, normalmente as mãos são as primeiras a se "darem mal" hehe, sem contar que elas ajudam na hora de segurar com firmeza o guidão. A luva também ajuda a não deixar as mãos escorregadias de suor, permitindo assim um desempenho mais regular. Existem luvas com dedos cortados e fechadas, normalmente quando se pratica alguma modalidade mais radical, a opção pelas fechadas é a mais indicada por proteger mais, agora para trilhas leves ou um simples passeio, as de dedo cortado dão conta fácil.


Image Hosted by ImageShack.us

Luvas! São baratinhas, fáceis de se encontrar, e te protegem na hora do apuro, sem contar o visual de ciclista profissional né hehe...



Bom, e nos temos também outros itens, que não são indispensáveis, mas se você quiser investir neles, com certeza será um dinheiro bem gasto:

Bermuda:

As bermudas para ciclismo normalmente são feitas em tecidos que deixam o corpo "respirar" são justas para evitar que o ciclista se enrosque em algo na trilha ou até mesmo na hora de subir e descer da bike, algumas ainda tem um acolchoamento na região perineal, para atenuar a sensação de desconforto em longas pedaladas.


Camisa:

Segue o mesmo preceito das bermudas, são feitas e tecidos que "respiram" como o Coolmax, e são justas, pelo mesmo motivo das bermudas.

Sapatilhas:

As sapatilhas são feitas para serem usadas com o Pedal Clip, que é um tipo de pedaleira que tem um encaixe onde se prende a sapatilha, é usada mais por ciclistas profissionais e requer um pouco mais de prática para se usar, embora atualmente esteja caindo no gosto dos ciclistas mais convencionais também.


Muito bem, por hoje é só, no nosso próximo papo será a vez de falar sobre alguns acessórios para sua bicicleta, que podem te ajudar na hora da pedalada, grande abraço a todos!

Nenhum comentário: