terça-feira, 25 de março de 2008

Bicicleta. Comprando da maneira correta!

Sempre que falo dos passeios que faço de bicicleta e do prazer que tenho em pedalar por trilhas e estradas, muita gente torce o nariz e diz que andar de bicicleta é um sofrimento e não uma atividade física prazerosa. Após alguns minutos de conversa descubro o motivo da repulsa pela bike. Normalmente são pessoas que compram a bicicleta da seguinte maneira:

O cidadão precisa começar a fazer alguma atividade física e não tem paciência pra fazer caminhadas ou não curte ficar dentro do ambiente de uma academia, aí ele faz o que julga ser o normal, vai até uma grande rede de super mercados tipo Extra, Carrefour, ou nessas cadeias de lojas como, Lojas Cem, Magazine Luiza, etc, que tem tanta experiência em bikes como eu tenho em pilotar submarinos hehe, e faz a maior besteira que poderia fazer ao comprar uma bicicleta, leva a que parece ser mais "bonitinha" pelo menor preço. Tá feita burrada, esse cidadão vai dar umas duas, talvez três voltas com a magrelinha e vai encosta-la em um canto dizendo que isso não é pra ele. E nem da pra culpa-lo muito não, pois a princípio parece ser o correto a se fazer, e pedalar uma bike ruim é uma coisa que niguém merece.

Image Hosted by ImageShack.us
O prazer de pedalar está ligado diretamente a qualidade da bike...

O grande problema começa já antes da compra, pois nem se quer passa pela cabeça deste futuro biker que ele precisa saber o tamanho certo da bike pra ele, a geometria correta, e se a bicicleta que ele pretende comprar vai atender as necessidades dele (que muitas vezes nem ele sabe quais são). E em uma dessas grandes lojas de utilidades, roupas, e tantas outras coisas que eles vendem, dificilmente algum vendedor vai ter a especialização necessária pra sanar as suas dúvidas sobre todos os produtos que estão expostos, incluindo as bicicletas. Faça uma experiência, quando estiver de bobeira por uma destas lojas ou hipermercados, faça algumas perguntas ao vendedor a respeito da bike, coisas do tipo " Qual o tamanho do quadro?", ou ainda "qual o ajuste correto do selim pra minha estatura? Qual a medida dos pneus desta bicicleta?" "Os cubos dessa bicicleta são rolamentados?" (acredite, eles não vão ser hehe), em fim, perguntas simples que podem colocar o vendedor em apuros e lhe confirmar que realmente você está no local errado caso queira comprar uma bicicleta boa.

Eu poderia postar aqui todo um esquema de como escolher o melhor tamanho e geometria para o seu tipo físico e pra atividade que você pretende fazer, mas com certeza isso também poderia trazer problemas para algumas pessoas que podem vir a interpretar as informações de forma errada, e acabar levando gato por lebre da mesma forma, então ao em vez disto, o que eu farei será recomendar que ao decidir comprar uma bicicleta, você procure boas lojas especializadas, que irão te indicar uma bike ideal, ou melhor ainda, vão montar uma bike a partir do zero, combinando o melhor conjunto de peças para sua utilização e seu bolso. Mas já adianto, uma bicicleta boa pra se começar, nada top, mas minimamente decente, não se monta ou compra com menos de 800 Reais, portanto é simplesmente impossível essas bicicletas de magazines e mercados que custam 200, 300 Reais serem boas, podem servir como meio de transporte precário para alguns, mas se você pretende pedalar por prazer, por esporte, e substituir algumas vezes o carro pela bike, você vai precisar investir um pouco mais, se não o destino da magrela vai ser aquela salinha apertada na sua casa, onde todas aquelas tralhas que ninguém usa mais acabam encostadas...

DICA DE SITE!

Encontrei no site "Escola de Bicicleta" algumas boas informações, recomendo uma visita, tem um material muito bom para os ciclistas iniciantes! http://www.escoladebicicleta.com.br



Por que ir a uma boa bicicletaria?

Uma só resposta já bastaria: Só estabelece uma bicicletaria quem gosta muito de bicicleta. É reconhecidamente um mercado difícil, que não oferece um grande retorno e trata com um público muito específico, que não é muito fácil comercialmente.
Uma boa bicicletaria requer procedimentos no trato com a bicicleta que tornam a administração mais complicada ainda.
Enfim: só trabalha com bicicletaria quem gosta muito de bicicleta!


Vantagens em se comprar uma bicicleta na bicicletaria:

1. a venda é pessoal, individualizada, não para as massas

2. o atendente é especializado

3. oferece a informação correta

4. permite a compra da bicicleta adequada às suas necessidades e ao seu tipo físico

5. oferece mais e melhores opções

6. a bicicleta sai montada, ajustada e testada, como se deve

7. oferece garantia da montagem ou manutenção

8. se você tiver problemas saberá quem é o responsável



Image Hosted by ImageShack.us

Lugar de comprar bike é na bicicletaria!


As primeiras boas impressões sobre uma bicicletaria:

1. ordem

2. limpeza geral, incluindo a oficina

3. todos os funcionários têm roupas e mãos limpas

4. informação precisa e direta, sem contornos

5. histórico da bicicletaria

6. boa educação e paciência dos atendentes

7. bicicletas expostas em perfeitas condições de uso

8. possibilidade de testar a bicicleta (acompanhado) no caso de compra

9. bicicleta é checada e testada na rua antes de ser entregue

10. não forçam as vendas



A boa bicicletaria:

1. identifica a causa do problema e o resolve

2. não deixa você a pé no meio do caminho por problemas mecânicos

3. assume seus erros e corrige suas falhas

4. não se utiliza do famoso "jeitinho" para manutenção

5. cumpre pontualmente a data de entrega

6. providenciará qualquer peça ou componente que não conste de seu estoque

7. previne o ciclista antes da quebra de um componente, quando identifica um problema

8. utiliza as ferramentas próprias e adequadas

9. utiliza produtos adequados e de boa procedência

Bicicletaria séria de fato, permite-se recusar a manutenção de bicicletas sem um padrão de qualidade, e o faz para a segurança do próprio cliente ciclista.



Bom, acho que por hoje já deu né hehe, já aprendemos bastante e hora de começar a colocar o aprendizado em prática! Voltaremos em breve com mais informações para galera do pedal, grande abraço!!



Nenhum comentário: