quarta-feira, 12 de março de 2008

Bem vindo ao mundo do Mountain Bike!

E aí galera! Hoje vou falar um pouco sobre outra das minhas paixões, o Mountain Bike!

Image Hosted by ImageShack.us


O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas, dentro de parques e até na Cidade.


"Mountain bike é um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiência. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de auto-suficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta."

Fonte: Wikpedia


Tudo começou assim!


Minha relação com a bicicleta começou cedo, aos 5 anos de idade com ajuda das rodinhas de apoio laterais, naquele tempo ainda chamava-mos de bicicleta e não bike, magrela, e tantos outros adjetivos que foram sendo criados com o tempo.

Passei pela fase do BMX, do Free Style, (lembro da minha Caloi com rodas de plástico em formato de estrela hehe), e lá pelos idos de 1994 fui apresentado ao mundo das Mountain Bikes! Aquelas bicicletas bacanas, de aro 26, cheia de marchas! Me apaixonei, porém não tive condições na época de comprar ou ganhar uma, me contentava em observar a Caloi de alumínio verde luminosa de um amigo meu ... Mas meu dia chegou, e no Natal ganhei uma maravilhosa... Monark 12 marchas... Tá, não era o que esperava, só me passava pela cabeça aquela maldita propaganda "Não esqueça da minha Caloi", hoje sei que a Caloi também não é aquela maravilha toda, mas na época era um sonho de consumo hehe...

Bom, mesmo não sendo tudo aquilo, a "Monarkinha" me satisfez muito bem, agüentou muita coisa doida que eu fazia na época, com ela comecei a desbravar as estradas de terra e asfalto, perdi alguns dos meus medos a bordo dela, e não fazia feio diante de bicicletas muito mais caras e avançadas na época.

Porém sempre procuramos evoluir, é a natureza humana, sendo assim, decidi que a venderia e passaria para uma bike mais nova, agora com todas as 18 marchas, (mal eu sabia que as de 21 marchas já existiam a tempos hehe) e acabei comprando uma Korai de 18 marchas. O que posso dizer a respeito da bicicleta é que ela... Bem, não resistiu por muito tempo, na verdade durou uma semana, quebrei o quadro dela após um pequeno pulo que não chegou aos 30 cm. Depois disso, decidi que gastaria um pouco mais e compraria uma bicicleta decente, comprei uma Two Hard toda de alumínio, 21m, pink metálica cintilante, uma cor desgraçada de feia, mas era a única que tinha em estoque, sendo assim...

Essa durou mais, foram 3 meses exatos, no mesmo dia em que paguei a ultima prestação dela, a danada foi roubada. Aí desanimei por um bom tempo, desanimei porém não desisti...

Image Hosted by ImageShack.us
Já tive uma assim, só que vermelha! É, realmente eu estou ficando velho hehe...

O Retorno!

Eis que um dia, novamente ganho uma bicicleta! E dessa vez como eu não estava esperando nada, saí no lucro! Novamente não era nada de mais, se tratava de uma Caloi 18m em aço carbono, bem simples, porém foi o suficiente pra me animar novamente. Após algum tempo com a bicicleta, percebi que precisava definitivamente de algo melhor, foi quando ví um amigo com uma Caloi SK Full Suspension, e eu só tinha visto bikes full em provas de Down Hill (modalidade em que você desce uma trilha pela montanha totalmente desembestado como se fosse o próprio capeta fugindo da cruz hehe), pra mim aquilo sim era novidade, pois até o momento o top dos tops em matéria de bike pra mim era um Caloi T-Type com amortecedor dianteiro (que era bem "meia boca" na verdade), tendo em vista que a muito tempo eu não comprava uma revista especializada, e a conexão à internet em banda larga por aqui chegou não faz muito tempo (coisa de uns 5 anos creio eu), dessa forma era muito difícil se manter atualizado, a não ser que você realmente vivesse no mundo dos campeonatos de bike, o que não era meu caso, resumindo, fiquei muito tempo sem ter informações a respeito das bikes e do esporte.


Image Hosted by ImageShack.us
De bike você passeia, corre, ou voa, a escolha é sua...


Hora de inventar moda!


Bom, definitivamente meu "equipamento" para pedalar estava ultrapassado e resolvi dar uma revitalizada na magrela, sem muitas informações mais com muita vontade, fui desmontando peça por peça pra futuramente ir trocando o que eu achava necessário. Aproveitei que na ocasião havia restado apenas o quadro e o pintei de preto fosco, que era uma cor que eu achava bacana, pois era discreta e caso riscasse era fácil de se retocar.

O problema é que uma vez desmontada, ela assim permaneceu por pelo menos um ano, pois eu andava meio ocupado com uma coisinha chamada Tuning e uma outra que as pessoas chamam de "Carros Turbinados" hehe, e como isso consumia boa parte da minha renda, o quadro ficou quetinho lá enferrujando, o que de certo modo foi bom, pois fui amadurecendo algumas idéias, e como aprendi posteriormente "Bicicleta é o quadro, o resto é componente e vai se trocando aos poucos", desta maneira evitei de por componentes bons em um quadro ruim, o que vulgarmente é chamado de "colocar calça nova em cima de cueca velha"...

Partindo pra algo mais interessante!

Bem terminada a minha fase de "fuçar em carro" (mas o danado do turbo eu viciei hehe), estava decidido, iria comprar uma bicicleta nova e não economizaria! Fui até as Lojas Cem (primeiro erro) e fui direto em uma Caloi SK 21v Full ano 2007 (segundo erro) e comprei a belezura em 4 vezes.

Nos 4 mêses em que fui pagando a bicicleta comecei a pesquisar muito sobre o assunto, encontrando muito conteúdo (muito mesmo) no site www.pedal.com.br, e no fórum do mesmo site.

Descobri então que deveria antes de mais nada ter verificado o tamanho e geometria do quadro e me certificar antes se o mesmo era compatível com minha estatura, peso, e biotipo, coisas que dificilmente uma loja desse tipo saberia me informar, portanto fica a dica, deixe os magazines para hora de comprar um eletrodomeśtico ou um sofá, bicicleta se compra em Bike Shop's ..

Meu segundo erro foi ter comprado a bike pronta com muitas peças que eu teria que trocar futuramente, ao invez de comprar um quadro bom, e aí sim montar a bike com peças de minha preferência.

Bom, mesmo assim, fiquei muito satisfeito com minha bicicleta, dei sorte, pois o tamanho do quadro (19) se adaptou perfeitamente ao meu tipo físico.


Image Hosted by ImageShack.us
A bike não distingue idade, cor ou sexo, é só pedalar e ser feliz...

Hora de pedalar!

Agora sim, com uma bicicleta melhor em mãos (melhor mas nem tanto, pois pra se ter uma bike boa mesmo não se gasta menos de 1.500,00 Reais) comecei a andar pra valer, ressucitei a Aluminium 94 da minha "senhora" e a Aluminium Hard Tail do meu irmão, juntamos mais alguns amigos e saímos felízes a pedalar hehe.

Porém com algum tempo a mais de uso já comecei a modificar minha SK (porque é que eu tenho que mexer em tudo não é?), primeiro passo, modifiquei o movimento central por um Shimano selado, depois vieram os Bar Ends (aqueles "chifrinhos" na ponta do guidão) e um ciclocomputador, logo após vieram novos pedais de plataforma e uma pedivela Shimano Revo pra acompanhar os trocadores que eu já tinha, em seguida devido a um incidente fui obrigado a trocar o câmbio traseiro pois o antigo foi "devorado" pelos raios traseiros após um pequeno salto. Coloquei um Shimano básico, mas futuramente trocarei por um de um Grupo melhor. Substituí também a suspensão dianteira, pois a original tinha pouco curso e logo começou a "bater", dessa vez optei por uma RST Capa de 80mm com ajuste de pré carga, suspensão barata e eficiente para o tipo de terreno que eu ando. Troquei também os aros por modelos Aero de parede dupla da Vzam, (devidamente equipados com tampas de válvula em formato de dados hehe), a mesa antiga deu lugar a uma Trans-X de alumínio, (mesma marca dos Bar Ends) mais avançada, o que deixou a posição de pilotagem mais confortável para os meus 1,79m de altura, o selin original foi pro lixo e coloquei um em Gel bem mais confortável.

A bicicleta da Luciana (minha cara metade hehe) também foi sendo modificada recebendo basicamente as mesmas alterações que a minha.

Posso dizer que minha Sk está atualmente num nível bacana pra se pedalar por asfalto,terra, e por trilhas leves!

Image Hosted by ImageShack.us
Foto mais recente da minha SK! Hoje (12/03/08) ela etá na Bike Shop recebendo mais alterações pra ficar cada vez melhor!

Melhorando o que estava bom e botando o "pedal" na estrada!

Hoje encomendei peças novas para as 3 bikes de casa, a minha, a da Luciana, e a do meu Irmão, estamos preparando as magrelinhas para um passeio em Abril, no qual nós e mais alguns amigos iremos até a cachoeira do Chá em Tapiraí (postarei a respeito da cachoeira futuramente), estou montando paralamas próprios pra Mountaim Bikes, substituindo os selins por modelos mais confortáveis e anatômicos, além de revisões gerais, etc. minha SK ainda ganhará freios a disco na dianteira e cubos rolamentados. Ainda estou providenciando umas mochilas de hidratação, kit de reparos para pneus, e uma bombinha pra pneus, o kit de ferramentas eu já tenho. Luvas já tinhamos a tempos, mas estávamos em falta com os capacetes, os quais comprei hoje também, um GTS , um Giro, e mais um Protec que vai chegar.

Agora é preparar o condicionamento para o passeio que promete muito! Aliás, quem quiser participar é só entrar em contato pelo e-mail ( betotuningway@gmail.com) e se junta ao grupo, pra pedalar por lugares que com certeza não serão esquecidos facilmente!

Image Hosted by ImageShack.us
Integração com a natureza, saúde, e uma sensação gostosa de estar em paz...


É isso galera, em breve postarei mais informações a respeito do mundo das bikes, inclusive matérias técnicas, e como montar o melhor conjunto para sua necessidade, dicas de alimentação e passeios também farão parte do nosso blog, é só continuar acompanhando, fiquem com Deus e boas pedaladas!








2 comentários:

Unknown disse...

qual modelo do movimento central shimano que vc usou e que suspensao vc indica da RST capa......vi que tem varios se puder me da uma leve explicaçao dos que significa RST CAPA T5 ou T7.
agradeço......mago368@hotmail.com..... sua bike ficou bacana e andei quando era mlq.....e to com uma SK tbm e to afim de da um up grade mais não entendo muito dai vi a sua aki ....vi que sabe oq faz poderia me por modelos e marcas das peças ...pra eu ir atras.......
Agradeço muito amigo.

Alexandre
mago368@hotmail.com

rivania la belle disse...

oi amigo onde compro estes oculos pra por lentes d grau neles ? abraço 2281-7899 9760-2927 saulo me ligue por favor.